Acusado de matar por causa de nódoa de caju é condenado em Açailândia

Foto Reprodução

Em julgamento realizado na 1ª Vara Criminal de Açailândia, o réu Cicinato Feitosa foi considerado culpado pelo Conselho de Sentença e recebeu a pena de 5 anos de reclusão. Ele estava sendo acusado de ter matado Francimar Costa Rosa, em 3 de setembro de 2023. O motivo teria sido o fato de a vítima ter sujado a roupa do denunciado de noda de caju.

De acordo com a denúncia, acusado e vítima estavam ingerindo bebida alcoólica em um bar, no bairro Pequiá de Cima. Em dado momento, o proprietário do bar levou até a vítima uma porção de cajus cortados, como tira-gosto. Ato contínuo, Francimar ofereceu um pouco do caju ao denunciado. Entretanto, ao passar-lhe uma fatia, teria derramado nódoa de caju na roupa de Cicinato.

O denunciado, então disse não gostar desse tipo de brincadeira para, em seguida, sacar uma faca e aplicar alguns golpes na vítima. Francimar não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Cicinato, após o ato criminoso, teria fugido em uma bicicleta. No julgamento, os jurados acataram a tese de homicídio privilegiado. A sessão ocorreu no dia 10 de abril e foi presidida pelo juiz Nelson Luiz Dias Dourado. Após a retração do período em que ja esteve preso, Cicinato deverá cumpiri a pena no regime aberto.

HOMICÍDIO PRIVILEGIADO

O homicídio privilegiado é uma causa especial de diminuição de pena que pode ser aplicada a um homicídio, quando o autor do crime age sob influência de determinadas circunstâncias que reduzem a sua culpabilidade. Essas circunstâncias podem incluir o domínio de violenta emoção, após injusta provocação, ou a prática do crime por motivo de relevante valor social ou moral.

PF deflagra operação contra fraudes em benefícios sociais no MA

Foto Reprodução

Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (24/4), a  Operação Mortos Vivos, com o objetivo de apurar fraudes na concessão de benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, Bolsa Família, Auxílio Gás, entre outros. Os benefícios são destinados a pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚNICO).

As investigações revelaram que indivíduos residentes no Estado do Pará — muitos dos quais já estavam falecidos à época do registro — foram indevidamente inseridos no CADÚNICO por servidores públicos municipais de São Luís/MA e São José de Ribamar/MA. Essas inserções irregulares possibilitaram o recebimento indevido dos benefícios, gerando prejuízos aos cofres públicos.

Como parte das medidas judiciais autorizadas, estão sendo cumpridos 5 mandados de busca e apreensão, 1mandado de prisão preventiva e 3 medidas cautelares de afastamento das funções públicas.

A Polícia Federal segue com as investigações para identificar todos os envolvidos e mensurar o total do dano causado ao erário. Os investigados poderão responder por crimes como estelionato majorado, inserção de dados falsos em sistema de informações, associação criminosa, entre outros.

Mais informações serão fornecidas em momento oportuno, respeitando o andamento das investigações.

Iracema Vale reforça convite para o Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão

Deputada Iracema Vale

Na sessão plenária desta quarta-feira (23), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), convidou parlamentares e gestores municipais a participarem do Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão, que será realizado nos dias 24 e 25 de abril, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, em parceria com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), e conta com o apoio institucional da Assembleia Legislativa. A proposta é qualificar a gestão municipal e ampliar o alcance das políticas públicas, por meio da troca de experiências, oficinas temáticas e incentivo à cooperação entre os entes federativos.

“O Encontro representa uma oportunidade valiosa para que os gestores municipais compartilhem experiências, adquiram novos conhecimentos e fortaleçam a atuação conjunta em prol do desenvolvimento do estado”, destacou Iracema Vale.

Com uma programação que inclui 26 oficinas e a assinatura do termo de adesão ao programa ‘Maranhão Livre da Fome’, iniciativa que visa retirar quase meio milhão de maranhenses da extrema pobreza, o Encontro reforça a importância do trabalho conjunto em favor da população.

A Assembleia Legislativa é parceira do evento e reafirma, com essa participação, seu compromisso com o fortalecimento do municipalismo no Maranhão. Para a presidente da Casa, a união entre os poderes é indispensável para transformar políticas públicas em ações concretas.

“Precisamos ter parcerias. Eu prego pelo Maranhão inteiro a importância de termos unidade com os municípios. De mãos dadas, nós chegamos mais longe”, afirmou.

As inscrições seguem disponíveis no site oficial do evento: eventos.ma.gov.br

Após tragédia com chocolate envenenado, mãe que perdeu filhos faz desabafo comovente

Foto Reprodução

Em entrevista exclusiva à TV Mirante, Mirian Lira, mãe das duas crianças que morreram após consumir um ovo de Páscoa envenenado, relatou com profunda emoção os momentos de horror vividos pela família. Ela, que também foi intoxicada, contou que recebeu o chocolate em casa na última quarta-feira (17) e, sem imaginar o perigo, compartilhou o doce com os filhos, Luís Fernando Rocha Silva, de 7 anos, e Evelyn Fernanda Rocha Silva, de 13.

Mirian lembra que recebeu uma ligação logo após a entrega, mas não desconfiou de nada. “Achei que era da loja confirmando a entrega. Só disse que tinha recebido e nem me perguntei de onde realmente vinha aquilo”, contou, ainda abalada. Ela relatou que os três estavam juntos na cozinha quando provaram o chocolate.

A tragédia se revelou rapidamente: Luís Fernando morreu ainda na madrugada de quinta-feira. Evelyn chegou a ser internada, mas não resistiu às complicações causadas pela substância tóxica e morreu na terça-feira (22), após sofrer choque vascular e falência múltipla de órgãos. Mirian também ficou hospitalizada, mas teve alta e pôde acompanhar o velório da filha.

“Eu pensei que estava passando mal só pela aflição de ver meu filho. Só depois entendi que também tinha sido envenenada”, declarou. Abalada, ela afirma não saber como será o futuro. “Não tenho noção de como vai ser. Só quero justiça. Foram meus dois filhos. Não vou tê-los de volta.”

A Polícia Civil investiga o caso e aponta ciúmes e vingança como possíveis motivações do crime. A principal suspeita é uma mulher que teria envenenado o presente enviado à família de Mirian. Ela teria um histórico de conflito relacionado a um relacionamento amoroso com o atual companheiro da vítima.

A suspeita deve responder por três crimes: duplo homicídio qualificado e tentativa de homicídio. As investigações ainda estão em andamento.

O caso chocou a cidade de Imperatriz e ganhou repercussão nacional. O enterro de Evelyn Rocha está previsto para esta quarta-feira (23).

50 motos são apreendidas na Operação Rolezinho em São Luís

Foto Reprodução

A Operação Rolezinho, realizada na manhã desta terça-feira, 22, em São Luís, resultou na apreensão de 50 motocicletas no bairro da Cohama. A ação tem o objetivo de combater a poluição sonora e irregularidades nos veículos que circulam na capital maranhense.

Participaram da força-tarefa o Ministério Público do Maranhão, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), a Polícia Civil e o Instituto de Criminalística (Icrim).

Anteriormente, foram realizadas etapas da operação na Cohab, Av. Daniel de La Touche, Av. Litorânea, Cidade Operária, Cidade Olímpica, Forquilha, Vila Embratel e Anel Viário. No total, foram apreendidos 186 veículos apenas este ano.

De acordo com o promotor de justiça Cláudio Guimarães, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial de São Luís, a Operação Rolezinho traz impacto direto no trânsito, ordem pública e segurança.

Operação traz impacto na ordem pública e segurança pública

PF frustra envio de cocaína para São Luís e prende mulher em flagrante

Foto Reprodução

A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta terça-feira (22/4), uma mulher tentando embarcar com 5 kg de cocaína, com destino a São Luís, no Maranhão.

Por meio de intensificação das ações de fiscalização no feriado, a mulher foi identificada sob fundada suspeita de que portava o entorpecente, momento em que foi abordada pelos policiais.

Após a prisão, a detida foi levada para a delegacia da PF, realizou o exame de corpo de delito e ficará à disposição da justiça. Ela poderá responder pelo crime de tráfico interestadual de drogas

A Polícia Federal destaca que qualquer pessoa pode colaborar, prestando informações que ajudem no combate aos crimes, sendo sempre mantido o sigilo da fonte.

MA é um dos alvos da megaoperação da PF contra descontos ilegais em aposentadorias

Foto Reprodução

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram hoje (23/4) a Operação Sem Desconto, com o objetivo de combater um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.

Cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU cumprem hoje 211 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Seis servidores públicos foram afastados de suas funções.

As investigações identificaram a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Até o momento, as entidades cobraram de aposentados e pensionistas o valor estimado de R$ 6,3 bilhões, no período entre 2019 e 2024.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de capitais.

Mulher ateia fogo em casa, empresa e carro do marido após vídeo de traição viralizar em Santa Inês

Um episódio digno de novela movimentou a cidade de Santa Inês nesta terça-feira (22). Após descobrir uma traição, uma mulher colocou fogo na própria casa, na empresa do marido e em uma caminhonete pertencente a ele. O caso ganhou repercussão nas redes sociais e virou o assunto do dia entre os moradores.

A revolta teve início depois que um vídeo do marido viralizou, no qual ele aparece em uma farra cercado de várias mulheres mais jovens — as chamadas “novinhas”. Durante a gravação, o homem ainda debocha da rotina de trabalho alheia, soltando a frase: “Quem trabalha na segunda, ou é liso ou é desorganizado”.

A esposa, ao ter acesso às imagens, decidiu se vingar de forma radical. Segundo relatos, ela foi vista ateando fogo nos imóveis e no carro, uma caminhonete de luxo, enquanto gritava frases de revolta.

A polícia foi acionada e investiga o caso, que está sendo tratado inicialmente como crime contra o patrimônio. Ainda não há informações oficiais sobre feridos ou a extensão dos danos materiais.

PM é preso por envolvimento na execução de casal em Paço do Lumiar

Foto Reprodução

A Polícia Civil do Maranhão prendeu nesta terça-feira (22) o soldado Robson Reggys Ferreira Lopes, suspeito de participar da execução de um casal na madrugada da última sexta-feira (18), na localidade de Ponte Verde, em Paço do Lumiar.

Robson, que integra a Banda de Música da PMMA, estava de férias no momento do crime e já responde a vários processos. A investigação aponta que ele atuou diretamente no homicídio, ao lado de George Washington Torquarto da Silva, que está foragido.

Uma arma de fogo foi apreendida e está sendo periciada para verificar se foi usada no crime. A principal linha de apuração é execução, já que nada foi levado das vítimas, descartando a hipótese de latrocínio.

A Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) segue apurando o caso e busca prender os demais envolvidos.

Adolescente intoxicada após comer ovo de Páscoa morre em ITZ; irmão também faleceu e mãe segue internada

 

Foto Reprodução

O Hospital Municipal de Imperatriz, no Maranhão, confirmou nesta terça-feira (22) o falecimento de Evely Fernanda Rocha Silva, de 13 anos. A adolescente morreu às 12h em decorrência de um choque vascular refratário, agravado por falência múltipla de órgãos, após complicações severas em seu estado de saúde.

Evely foi internada após consumir, junto com a mãe e o irmão mais novo, um ovo de Páscoa que, segundo as investigações em curso, estaria envenenado. O caso teve início no último final de semana, quando os três apresentaram sintomas graves de intoxicação logo após ingerirem o chocolate.

O irmão de Evely, Luís Fernando Rocha Silva, de apenas 7 anos, não resistiu e faleceu na madrugada da última quinta-feira (17). A mãe das crianças, Mirian Lira Rocha, de 36 anos, segue internada, mas apresenta melhora progressiva. Segundo boletim médico, Mirian está consciente, orientada e com quadro estável, respondendo bem ao tratamento. As funções hepática e renal permanecem preservadas, e a expectativa da equipe médica é de que ela receba alta nas próximas 72 horas, caso continue evoluindo positivamente.

A Polícia Civil do Maranhão segue investigando o caso, com foco na origem do produto consumido pela família e nas circunstâncias que levaram à contaminação.