Criança de 10 anos morre após passar mal durante travessia de ferryboat para São Luís

Foto Reprodução

Uma criança de 10 anos morreu na manhã desta terça-feira (9) após sofrer um mal súbito durante a travessia de ferryboat entre o Terminal do Cujupe, na Baixada Maranhense, e São Luís.

Segundo informações preliminares, a vítima seguia viagem em uma van que transportava passageiros do município de São Bento para a capital maranhense. Pessoas que estavam no veículo relataram que a criança embarcou sem apresentar sinais aparentes de problemas de saúde.

Durante a travessia, porém, ela passou mal de forma repentina. A situação mobilizou passageiros e a equipe da embarcação, que acionou imediatamente o atendimento de emergência disponível a bordo. A criança foi levada para a ambulância do ferryboat, onde recebeu os primeiros socorros.

Apesar das tentativas de reanimação realizadas pelos profissionais de saúde, a vítima não resistiu e morreu ainda durante o percurso marítimo.

Como a embarcação já estava em viagem quando o caso ocorreu, a travessia foi concluída até o terminal de destino, em São Luís. As circunstâncias da morte ainda serão apuradas pelas autoridades.

Até o momento, não houve divulgação oficial sobre a causa do óbito. Também não há indícios de que o caso tenha qualquer relação com a operação do ferryboat ou com as condições da embarcação. A expectativa é que exames periciais esclareçam o que provocou a morte da criança.

Governo do Maranhão entrega 22 viaturas e lança Operação Mulher Segura 2026

Foto Reprodução

O governador Carlos Brandão entregou nesta segunda-feira (8), em São Luís, 22 novas viaturas destinadas ao fortalecimento da rede estadual de enfrentamento à violência contra a mulher e lançou oficialmente a Operação Mulher Segura 2026 no Maranhão.

A iniciativa contempla as Delegacias Especiais da Mulher (DEM) e Patrulhas Maria da Penha (PMP), ampliando a capacidade operacional das forças de segurança e fortalecendo a proteção às mulheres em diversas regiões do estado.

Durante a solenidade, Brandão frisou o impacto do investimento para a política estadual de proteção às mulheres e relacionou a presença das forças de segurança nos municípios ao fortalecimento do atendimento especializado às vítimas de violência.O governador destacou a importância da denúncia através dos telefones 180 e 190.

“Temos fortalecido as Patrulhas Maria da Penha. Quando assumimos o governo eram oito e hoje são 25. Todos esses investimentos que estamos fazendo estão reduzindo os feminicídios e aumentando a proteção contra a violência. Também aumentamos as Casas da Mulher Maranhense, tínhamos uma em Imperatriz e hoje temos sete e vamos continuar ampliando, pois o nosso projeto é ter Casa da Mulher Maranhense em todas as regionais, que serão 18. Na Casa da Mulher Maranhense temos a presença da Polícia Civil, do Ministério Público, do Poder Judiciário, enfim, de todos os elementos necessários para a proteção da mulher”, pontuou.

A ação integra um dos eixos prioritários da gestão estadual na área da Segurança Pública. Das 22 viaturas entregues, 10 serão destinadas às Delegacias Especiais da Mulher e 12 às Patrulhas Maria da Penha, beneficiando municípios e dando maior capacidade de resposta das equipes responsáveis pelo acolhimento, proteção e acompanhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

As novas viaturas para as Delegacias Especiais da Mulher atenderão aos municípios de Timon, Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Viana, São José de Ribamar, Balsas, Presidente Dutra, Barra do Corda, Porto Franco e Caxias.

Já as Patrulhas Maria da Penha serão reforçadas nos municípios de Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, São Luís, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Timon, Presidente Dutra e Santa Inês.

“Essa entrega de hoje é um grande marco de combate à violência contra a mulher e representa o avanço do Governo do Estado para combater essa crueldade. Nesses primeiros meses do ano tivemos uma redução significativa nos casos e isso mostra que estamos no caminho certo, trabalhando de forma integrada para combater os feminicídios e a violência contra a mulher. Lembrando que essa é a maior entrega de viaturas já feita para esse serviço no Maranhão”, destacou a secretária de Estado da Segurança Pública, coronel Augusta Andrade.

As viaturas entregues contam com o chamado ‘xadrez’, que é o compartimento na parte traseira do veículo, com grades e ventilação, para o transporte seguro e isolado de indivíduos detidos em flagrante ou sob custódia até a delegacia.Esse modelo é essencial nos atendimentos da Patrulha Maria da Penha para que vítima e agressor não sejam obrigados a ter contato durante o deslocamento.

A entrega dos veículos se soma à estrutura especializada já existente no Maranhão, composta por 22 Delegacias Especiais da Mulher, 15 Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher, 25 Patrulhas Maria da Penha e atuação das PMPs em aproximadamente 80 municípios.

Operação Mulher Segura

Durante o evento, também foi lançada a segunda edição da Operação Mulher Segura no Maranhão. Essa é uma iniciativa do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), e está alinhada ao Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio.

A Operação Mulher Segura será executada entre junho e dezembro em sete fases operacionais e prevê o cumprimento de mandados de prisão relacionados à violência doméstica e familiar, fiscalização de medidas protetivas de urgência, acompanhamento de mulheres em situação de risco, ações das Patrulhas Maria da Penha e atividades educativas e preventivas.

“A entrega das viaturas e o lançamento dessa campanha é para que tenhamos uma polícia fortalecida e bem estruturada com equipamentos novos e adequados para investigações, prisões e todas as outras diligências necessárias para um enfrentamento eficiente dessas violências que tanto aterrorizam a vida das mulheres”, ressaltou a coordenadora estadual das Delegacias da Mulher, delegada Kazumi Tanaka.

O delegado-geral da Polícia Civil, Augusto Barros, também destacou a entrega dos veículos como um importante reforço tanto para a Operação Mulher Segura quanto para as demais atividades de proteção às mulheres.

“É de extrema importância o recebimento de tantas viaturas para a Polícia Civil do Estado do Maranhão e com estes veículos as Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher conseguirão atender melhor todas as ocorrências com mais celeridade. Vamos entregar um serviço de mais qualidade e atender melhor às vítimas de violência de gênero e demais pessoas que procurarem o serviço de polícia judiciária em todo o estado”, observou.

Redução de indicadores

Os investimentos ocorrem em um cenário de redução dos indicadores de feminicídio no estado. Entre janeiro e maio de 2026, o Maranhão registrou 16 casos, contra 24 ocorrências no mesmo período de 2025, o que representa uma redução de 33,3%. No mesmo intervalo, 16 acusados de feminicídio foram presos pelas forças de segurança.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim, lembrou que em nove anos de atividades da Patrulha Maria da Penha, mais de 130 mil mulheres já foram assistidas e que o serviço de proteção se mostrou efetivo, garantindo a vida das beneficiárias atendidas. Ele destacou também que os investimentos fortalecem o serviço especializado e contribuem para o bom desempenho da corporação.

“Este é um governo que coloca em primeiro plano a defesa da mulher, não só na Região Metropolitana, mas também nos demais municípios. As viaturas dão um suporte muito grande porque nos municípios a maioria dos atendimentos não ocorre na sede, mas em povoados na zona rural. É um governo municipalista que chega a todas as regiões. A corporação está cada vez mais forte e presente em todos os 217 municípios”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar.

Anvisa recolhe fórmula infantil da Essentia Pharma

Foto Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento imediato da fórmula infantil comercializada pela Essentia Pharma, destinada à 1ª e 2ª infância. A medida também suspende a fabricação, distribuição, venda, propaganda e uso do produto em todo o país.

Segundo a Anvisa, a fórmula era comercializada sem a regularização sanitária exigida para alimentos destinados a lactentes e crianças pequenas. A agência informou que não há comprovação de que o produto atenda aos requisitos de segurança, composição, qualidade e valor nutricional estabelecidos pela legislação.

A decisão atinge a fórmula produzida pela HKM Farmácia de Manipulação Ltda. De acordo com o órgão regulador, os rótulos apresentavam informações irregulares que poderiam levar os consumidores a acreditar que o produto possuía autorização sanitária para comercialização.

A Anvisa destacou que fórmulas infantis são destinadas a um público considerado vulnerável e, por isso, precisam seguir normas rigorosas de controle e fiscalização. A ausência dessa regularização representa um risco potencial à saúde de bebês e crianças pequenas.

Com a determinação, o produto deve ser retirado do mercado imediatamente. A agência reforçou que a medida tem caráter preventivo e visa proteger os consumidores até que sejam comprovadas a segurança e a conformidade da fórmula com as exigências sanitárias brasileiras.

Justiça condena Prefeitura de São Luís por degradar área onde seria construído hospital

Prefeitura de São Luís

Sentença do juiz Douglas de Melo Martins (Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís), de 6 de junho, obrigou o Município de São Luís a realizar um Plano de Recuperação de Área Degradada ou Perturbada (PRAD) para recuperar área de 98.800 metros quadrados, na Rua da Caema, bairro Alto do Calhau, na capital.

Dentre outros serviços, deverão ser executadas obras de engenharia ambiental; retirada e destinação dos restos de material, entulhos e estruturas de concreto deixadas no canteiro de obras e o reflorestamento integral da área degradada.

O Município também deverá  pagar indenização por danos morais coletivos e ambientais no valor de R$ 300 mil, ao Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos (FEPDD), conforme a Lei nº 7.347/1985.

HOSPITAL CENTRAL DE EMERGÊNCIA

A decisão judicial acatou pedido do Ministério Público (MP) em Ação Civil Pública fundamentada em inquérito civil que apurou a responsabilidade civil na degradação da área, onde seria construído um “Hospital Central de Emergência”, pela Prefeitura Municipal.

Segundo inquérito do MP, em 26 de abril de 2012, a Prefeitura Municipal de São Luís decidiu construir o hospital naquela área, próximo à Avenida Luís Eduardo Magalhães. Para isso,  instalou canteiro de obras, realizou serviços de terraplenagem, removeu a mata nativa, mas depois desistiu da obra.

Com a desistência, o canteiro de obras foi abandonado, sem que fossem tomadas medidas preventivas ou de contenção de terras e drenagem no local. Conforme vistorias da “Blitz Urbana”, as obras alteraram a topografia do terreno; geraram um talude sem sustentação, provocando erosões e carreamento de material para os mananciais e Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Calhau.

O Município de São Luís alegou, em sua defesa, “fragilidade ambiental da área e na inadequação do projeto quanto às normas de acessibilidade universal vigentes para o Sistema Único de Saúde”.

REPROVAÇÃO SOCIAL E ADMINISTRATIVA

Na análise do caso, o juiz entendeu que a conduta do Município de São Luís caracteriza “elevada reprovabilidade social e administrativa”.

Douglas Martins concluiu que o Município, que deveria ser o principal garantidor e fiscal da proteção ambiental em seu território, iniciou obras de grande impacto físico, promoveu a retirada de vegetação nativa e a alteração topográfica da encosta e, ao decidir pelo cancelamento do hospital, abandonou o terreno exposto aos elementos da natureza, gerando processos erosivos profundos que ameaçam assorear o Rio Calhau

“A inércia prolongada da administração municipal em sanar o problema ambiental, mesmo diante das vistorias de seus próprios órgãos ambientais desde 2013 e de pedidos da Promotoria de Justiça, demonstra descaso com os recursos hídricos urbanos e áreas de proteção ambiental da cidade”, declarou o juiz na decisão.

Adolescente desaparecido após travessia no Rio Parnaíba é encontrado morto em Parnarama

Foto Reprodução

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) localizou, na noite desta segunda-feira (8), o corpo de Vitor Emanoel de Sousa Barbosa, de 17 anos, no Rio Parnaíba, em Parnarama.

O adolescente estava desaparecido desde a tarde de domingo (7), após tentar atravessar o rio a nado com um grupo de amigos. Segundo relatos de testemunhas, os jovens interromperam a travessia para aguardar a passagem de uma balsa e, ao retomarem o percurso, perceberam que Vitor havia desaparecido nas águas.

As buscas começaram ainda no domingo e contaram com o apoio de mergulhadores do 7º Batalhão de Bombeiros Militar. Os trabalhos foram dificultados pela baixa visibilidade da água e pela movimentação de embarcações na área.

O corpo foi encontrado pouco depois das 18h de segunda-feira e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). As circunstâncias do afogamento serão apuradas pelas autoridades.

Jordélia vai a júri popular em junho por matar duas crianças envenenadas com ovo de Páscoa

Acusada de envenenar uma família com um ovo de Páscoa em abril de 2025, Jordélia Pereira Barbosa enfrentará o júri popular no dia 22 de junho, em Imperatriz. A informação foi confirmada pelo Ministério Público do Maranhão.

Presa desde o ano passado, ela responde pelo assassinato dos irmãos Luiz Fernando, de 7 anos, e Evelyn Fernanda Rocha Silva, de 13 anos, além da tentativa de homicídio contra a mãe das crianças, Mirian Lira, que também consumiu o doce e conseguiu sobreviver.

O julgamento acontece após um período de espera devido a recursos apresentados pela defesa, que tentava reverter a decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão de levar o caso a júri.

Apesar do processo tramitar em segredo de Justiça, a mãe das vítimas, Mirian Lira, destacou a eficiência da investigação policial na época, mas ressaltou que o verdadeiro sentimento de justiça só virá com a realização do julgamento e a aplicação da sentença definitiva.

MP e SSP discutem cooperação para fortalecer combate ao crime organizado no MA

Foto Reprodução

Em uma reunião realizada nesta segunda-feira, 8, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) discutiram a formalização de parcerias para fortalecer o combate ao crime organizado no estado.  Durante o encontro, realizado na sede da SSP, o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, entregou à secretária de Segurança Pública, coronel Augusta Ribeiro, a minuta de um Termo de Cooperação Técnica a ser firmado entre as duas instituições.

O principal objetivo do documento é formalizar e ampliar a cooperação mútua nas áreas de inteligência, investigação criminal e repressão qualificada, com foco especial no enfrentamento às facções criminosas violentas e ultraviolentas. Entre as diretrizes propostas na pauta do termo, destaca-se a ampliação do compartilhamento de informações e tecnologias, o fortalecimento do apoio operacional aos Procedimentos Investigatórios Criminais (PICs) conduzidos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e o acompanhamento conjunto de inquéritos policiais correlatos.

O procurador-geral de justiça explicou que o termo propõe uma atuação integrada envolvendo o Gaeco, a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Assessoria de Investigação da PGJ e o Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública (Gaesf). “Viemos propor parcerias para trabalhar juntos contra o crime organizado”, afirmou.

A secretária de Segurança Pública elogiou a iniciativa e avaliou que a parceria deve trazer resultados positivos. “Quem vai ganhar com isso é a sociedade que cobra cada dia mais ações contra o crime organizado”.

PRESENÇA NAS COMUNIDADES

O plano de cooperação também prevê o trabalho de asfixiar financeiramente as facções criminosas. Diante do avanço desses grupos em áreas vulneráveis, os órgãos debateram estratégias para fortalecer a presença do Estado nessas localidades, unindo a repressão penal a iniciativas voltadas à prevenção da criminalidade nas áreas da infância, juventude, educação, cidadania e direitos humanos.

PARTICIPANTES

Além do procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, e da secretária de Segurança Pública, coronel Augusta Ribeiro, participaram da reunião pelo Ministério Público o coordenador do Gaeco, Haroldo Paiva de Brito; o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Ednarg Marques; e o chefe de gabinete da PGJ, Fábio Meireles Mendes. Representando a SSP, também estiveram presentes o secretário-adjunto, Ederson Martins, e o delegado Luciano Bastos.

Polícia Civil lança Plano São João Seguro 2026 e reforça segurança nos arraiais de São Luís

Foto Reprodução

A Polícia Civil do Maranhão deu início, no último sábado (6), às ações do Plano São João Seguro 2026, reforçando a segurança nos principais arraiais da capital maranhense durante o período junino. O esquema começou na Arena Castelão, onde está sendo realizado o evento Bumba Meu São João, e foi ampliado no domingo (7) para o tradicional Arraial do Ipem, no bairro do Calhau.

Durante toda a programação junina, equipes compostas por delegados, investigadores e escrivães estarão presentes nos espaços festivos, realizando ações preventivas e ostensivas de polícia judiciária, em atuação integrada com as demais forças de segurança pública do Estado.

O plano de segurança da Polícia Civil conta com bases fixas instaladas nos arraiais promovidos pelo Governo do Estado, na Arena Castelão e no Ipem, além da estrutura montada na Praça Maria Aragão, onde acontece a programação organizada pela Prefeitura de São Luís. Nesses locais, a população poderá registrar boletins de ocorrência, receber orientações e esclarecimentos sobre procedimentos policiais, além de contar com atendimento especializado em situações que demandem a atuação da instituição.

De acordo com o delegado-geral operacional da Polícia Civil do Maranhão, Jorge Pacheco, a presença das equipes nos arraiais tem como objetivo garantir mais tranquilidade para os brincantes e assegurar uma resposta rápida em caso de ocorrências.

 

“Estamos mobilizando equipes especializadas para atuar de forma integrada com os demais órgãos de segurança pública, garantindo que a população possa aproveitar as festividades juninas com tranquilidade.

Nossas bases fixas estarão preparadas para prestar atendimento imediato, orientar os cidadãos e adotar as medidas cabíveis sempre que necessário”, destacou o delegado-geral operacional.

Paralelamente ao Plano São João Seguro 2026, a Polícia Civil do Maranhão também está deflagrando a Operação Vaga Livre, que tem como objetivo fiscalizar e coibir práticas abusivas relacionadas à cobrança irregular de estacionamento em vias públicas por flanelinhas. A ação visa combater crimes de extorsão e assegurar o livre acesso da população aos espaços destinados aos eventos juninos.

Ao longo de todo o mês de junho, as ações do Plano São João Seguro 2026 também serão estendidas para diversos municípios do interior do estado, com o reforço do policiamento civil em eventos juninos de grande público, ampliando a presença da instituição e garantindo mais segurança à população maranhense durante as festividades.

Turista de SP perde os movimentos após mergulho nos Lençóis Maranhenses

Foto Rerpodução

O que era para ser uma viagem de lazer terminou em tragédia no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Um turista paulista, resgatado na última segunda-feira (1º) na cidade de Barreirinhas (MA), perdeu os movimentos do pescoço para baixo. A informação foi confirmada pelo Centro Tático Aéreo (CTA) após a realização de exames clínicos detalhados na quinta-feira (4).

De acordo com o relatório médico, a vítima sofreu uma grave lesão na coluna cervical, especificamente na vértebra C5, após mergulhar de cabeça em uma das lagoas da região.

O diagnóstico atual: O quadro clínico do paciente é totalmente compatível com tetraplegia. No entanto, a equipe médica ressalta que o diagnóstico definitivo sobre a reversibilidade das sequelas e a gravidade total do dano ainda dependem de exames complementares e do acompanhamento nos próximos dias.

O acidente aconteceu durante uma atividade recreativa monitorada. Segundo o guia de turismo que acompanhava o grupo, o impacto do mergulho fez com que o homem apresentasse dores intensas imediatas e a incapacidade de se mover, levantando a suspeita instantânea de Trauma Raquimedular (TRM).

EUA oficializam PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas

Foto Reprodução

Os Estados Unidos oficializaram nesta sexta-feira (5) a classificação do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas estrangeiras. A medida foi publicada no Federal Register, o diário oficial do governo norte-americano, e amplia o cerco financeiro e jurídico contra as duas maiores facções criminosas do Brasil.

A decisão foi assinada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que afirmou existir “base factual suficiente” para enquadrar os grupos na categoria de Organizações Terroristas Estrangeiras (FTO, na sigla em inglês). Segundo o documento, PCC e CV representam uma ameaça à segurança nacional, à política externa e à economia americana.

Além da nova classificação, as facções já haviam sido incluídas, em maio, na lista de Terroristas Globais Especialmente Designados (SDGT). Com isso, passam a ser alvo de um conjunto mais amplo de sanções, incluindo congelamento de ativos, bloqueio de transações financeiras e restrições à entrada de integrantes em território norte-americano.

A designação como organização terrorista também transforma em crime federal, nos Estados Unidos, qualquer forma de apoio material aos grupos. Instituições financeiras americanas ficam obrigadas a comunicar às autoridades eventuais recursos vinculados às facções.

O governo dos EUA sustenta que PCC e Comando Vermelho possuem atuação internacional e ligação com atividades ligadas ao narcotráfico. Recentemente, autoridades americanas afirmaram que as organizações mantêm presença em diversos estados do país.

Apesar do impacto da medida no sistema jurídico norte-americano, a decisão não produz efeitos automáticos no Brasil. Para que a classificação tenha validade em território brasileiro, seria necessária a adoção de instrumentos legais específicos, como legislação própria, tratado internacional ou resolução vinculante da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com a publicação oficial, PCC e Comando Vermelho passam a integrar a lista de mais de 90 organizações consideradas terroristas pelos Estados Unidos, ao lado de grupos como Hamas, Hezbollah, Al Qaeda e Estado Islâmico.