Fraude em bombas de combustíveis é alvo de operação no Maranhão

Foto Reprodução

Uma operação realizada na terça-feira (11) identificou fraudes eletrônicas em quatro postos de combustíveis no Maranhão, revelando práticas que lesam consumidores ao entregar volumes inferiores ao indicado. A ação conjunta do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP) e Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) inspecionou oito postos, dos quais metade apresentaram irregularidades.

Durante as fiscalizações, foram apreendidos 26 pulsers adulterados e seis placas eletrônicas, incluindo uma com um fio adicional que alterava a medição do combustível fornecido. A fraude envolvia o uso de chips que manipulavam os indicadores das bombas, prática comum em estados como São Paulo, mas recentemente identificada no Maranhão.

Além disso, outros cinco postos, sob suspeita de irregularidades, estavam fechados no momento da operação, intensificando as suspeitas de atividade ilegal. As autoridades não divulgaram os nomes dos estabelecimentos envolvidos.

O Inmeq-MA destacou que as investigações continuam, com foco em ampliar as fiscalizações e coibir essas práticas fraudulentas, garantindo a proteção do consumidor e a transparência no setor de combustíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *