Júlio Mendonça projeta um Maranhão onde desenvolvimento econômico e sustentabilidade possam caminhar juntos

Apesar de ser amigo de infância do Governador Flávio Dino, o presidente da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Júlio Mendonça, tem popularidade forte e independente dentro da Baixada Maranhense, inclusive como um nome de peso na decisão das eleições de 2021, onde ajudou a eleger Carrinho Cidreira como prefeito de Viana.

Com uma vida ligada à Agricultura Familiar, Mendonça vem empunhando a bandeira de quem coloca, verdadeiramente, o alimento na mesa das pessoas e vem apresentando a visão de um rural diferente, sustentável e diversificado para o Maranhão.

Ao visitar a cidade de Sucupira do Norte, o presidente da Agerp conheceu uma horta de morangos e uvas; de imediato apresentou políticas importantes para o desenvolvimento da fruticultura da região, mostrando experiência, conhecimento técnico e enxergando essa cadeia como alternativa para à agricultura familiar Maranhense.

Para o gestor, esse é um Maranhão diferente e novo, no ponto de vista rural, mas que é possível com incentivo. “Dentro dessa perspectiva do que é possível conatruir no Maranhão, acredito em boas propostas para o desenvolvimento rural sustentável, incluído o extrativismo e o Agronegócio. É certo que o desenvolvimento econômico e a conservação de biomas naturais podem caminhar na mesma direção”.

Júlio Mendonça pode abrir um novo leque, as frutas podem ser fonte de renda para a agricultura familiar, porque  ao contrário da plantação de grãos, não é necessária uma grande produção para a geração de lucros. Além disso, o investimento nesse mercado permite que, além da venda direta da fruta, produtos secundários sejam gerados, como a polpa por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *