MPMA desenvolve aplicativo para agilizar manutenções nas sedes do órgão

Foto Reprodução

Maranhão desenvolveu um aplicativo para garantir mais agilidade na manutenção das mais de 100 unidades do órgão em todo o estado. O aplicativo “Tá na Mão” foi criado pela Diretoria-Geral da Procuradoria-Geral de Justiça, por meio da Coordenadoria de Obras, Engenharia e Arquitetura (COEA), para simplificar e agilizar o gerenciamento de requisições e ordens de serviço relacionadas às manutenções prediais.

De acordo com o servidor e engenheiro de produção Lauro Guimarães, responsável pela criação do app, a ferramenta automatiza fluxos de informação, permitindo que servidores, membros, terceirizados e contratados registrem, acompanhem e confirmem a execução de serviços diretamente pelo celular. O sistema também gera metadados que apoiam a gestão de contratos e o planejamento de manutenções, promovendo maior eficiência no atendimento às demandas.

O diretor-geral da instituição, Paulo Arrais, destaca que o aplicativo atende a uma determinação do procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, de dar mais celeridade nas solicitações de manutenção para garantir a estrutura para membros e servidores e o melhor atendimento ao cidadão“Identificamos a necessidade de um sistema que proporcionasse maior celeridade e controle nas solicitações de manutenção. A partir dessa demanda, analisamos experiências de outros Ministérios Públicos e desenvolvemos uma solução que hoje está integrada à rotina administrativa, trazendo ganhos operacionais significativos”, avalia Paulo Arrais.

Além de facilitar a comunicação entre as áreas internas e as empresas contratadas, o “Tá na Mão” permite o monitoramento em tempo real das solicitações, garantindo maior transparência e controle dos processos. Cada operação é registrada e pode ser auditada, fortalecendo os mecanismos de prestação de contas.

O aplicativo também oferece uma interface intuitiva, com recursos como o acompanhamento do status das requisições, a possibilidade de relatar problemas após a execução dos serviços e a geração automática de relatórios para análise técnica.

De acordo com relatório da COEA, a implementação do aplicativo proporcionou um aumento expressivo no volume de requisições: entre janeiro e abril de 2025 foram registradas 254 requisições e emitidas 125 ordens de serviço, contra 102 requisições e 96 ordens no mesmo período de 2024. A média de requisições por ordem de serviço passou de 1,06 para 2,03, indicando um atendimento mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *