Palafitas do bairro Alemanha recebem ação social em alusão ao dia mundial de proteção do Mangue

Em alusão ao dia mundial de proteção do Mangue que é comemorado hoje, o Instituto “Eu Faço o Bem” em parceria com o Instituto Ecobio realizou ontem,25 de Julho o “1º Mutirão de Limpeza do Mangue”.

Durante todo dia voluntários e moradores das palafitas coletaram lixo do manguezal. A quantidade de resíduos neste ecossistema é impressionante, em penas cinco minutos de coleta,  uma montanha de lixo se formou na saída da comunidade.

Na ocasião foi realizado um momento de lazer para as crianças que vivem nas palafitas, com pula-pula, pipoca, algodão doce e brincadeira de roda. A comunidade também acompanhou uma palestra ministrada pelo ativista ambiental Denison Ferreira, que explicou a  importância e os benefícios dos mangues, que é o mais produtivo do planeta.

Poucas pessoas sabem que o mangue (manguezal ou mangal) é fundamental para o equilíbrio ecológico. Devido a sua grande biodiversidade, essas áreas são grandes berçários naturais para aves, peixes, moluscos e crustáceos, sendo um dos ecossistemas mais importantes do planeta.

Para se ter uma ideia da importância dos manguezais, 95% dos alimentos que o homem retira do mar são produzidos neles. Pelo menos 2/3 das espécies de peixes exploradas economicamente dependem desses locais.

O momento também serviu para comunidade pedir socorro, já que uma empresa resolveu se instalar na região e começou a implantar tubos de escoamento de água entre as palafitas. Os moradores dizem que não foram comunicados sobre a obra e acreditam que os tubos irão despejar esgoto no mangue. O Blog vai em busca de mais informações sobre a obra e a empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *