Política Maranhense: cenário deve ficar mais claro nas próximas semanas

Faltando pouco mais de 1 ano para as eleições de 2022, a movimentação dos partidos políticos chama atenção. Na próxima semana o cenário pode ficar mais claro, isso porque no dia 2 de Julho o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) deve oficializar a ex-governadora Roseana Sarney como presidente do partido Estadual e eventualmente declarar qual cargo ela vai disputar.

Por enquanto a ex-governadora cogita entrar para o time de Deputados Federais, mas os murmurinhos de uma disputa pela vaga de Senado ainda rolam por aí, mas isso deve depender muito dos passos do Governador Flávio Dino, que como já avaliou o blog, tem três cartas na manga. Será que Roseana e Flávio se enfrentam na disputa por essa única vaga no Senado ?

Também na próxima semana, dia 5 de Julho, Flávio Dino vai se reunir com os partidos aliados, quem sabe desse encontro já saia o nome de seu sucessor. Quem será o candidato do Governador? Weverton Rocha ou Carlos Brandão? De um lado Brandão segue claramente em uma pré-campanha e do outro o próprio Carlos Lupi, presidente do PDT nacional, declarou que não abre mão da sigla disputar o governo do Maranhão, com o nome de Weverton.

As lideranças partidárias e os próprios cotados sabem que o jogo muda a todo momento, já que o pré-lançamento de nomes, na política, funciona como forma de impulsionar candidatos a outros cargos e fortalecer posições dentro de alianças.

Mas todos também entendem que não há tempo a perder na movimentação para o ano que vem, porque ela faz parte de um jogo bem mais rigoroso. Nele, há um grau de dependência de uma outra corrida – a da presidência da República e quem fica em cima do muro perde o time e fica só assistindo a banda passar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *