Prefeito de São José de Ribamar perde a paciência e mete processo na turma do Fake News

O prefeito de São José de Ribamar, Dr.Julinho(PL)não tá para brincadeira, cansado de ser alvo de fake News criadas pela oposição, o gestor resolveu meter processo em “todo mundo” que usa como desculpa o direito de liberdade de expressão, para criação de notícias falsas. Opinar sobre a verdade é um direito de todos, mas criar um “fuxico” e espalhar como verdade é no mínimo imoral e irresponsável; ação repudiada por qualquer veículo de comunicação que trata a informação com seriedade e prova aquilo que diz.

Na tarde de ontem, o prefeito deu entrada a mais uma ação criminal contra um blog da região metropolitana. A página publicou uma matéria com o tema ” Vaza lista que coloca sob suspeita de fraude seletivo da educação de Ribamar: veja nomes”, a matéria apresenta uma lista com nomes de algumas pessoas, que segundo o titular do Blog, estariam com aprovação garantida no seletivo da Secretaria de Educação, na base do QI (Quem indique).

Apesar da lista ter sido publicada, a matéria não mostra fontes que provem a acusação, que gerou confusão entre os inscritos no seletivo que acabaram se deixando manipular pelo “achismo” do dono da matéria.

O autor do processo pede que o  titular do Blog prove em 48h todas as acusações e publique uma retratação. Caso condenado o blog também estará sujeito a multa. Veja os questionamentos feitos na ação:

O blog é acusado de calúnia, um crime contra a honra, que, além de multa, pode significar a prisão do autor. 

Calúnia

É o ato de acusar uma pessoa de um crime sem qu haja provas de que ela realmente cometeu a infração. Do mesmo modo, agir de má fé, ou seja, inventar uma mentira sobre um crime para prejudicar alguém também é entendido como ação caluniosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *