Qual será o destino de Flávio Dino nas próximas eleições?

A saída do Governador Flávio Dino do PCdoB e sua filiação ao PSB foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais essa semana. A troca de partido de Dino foi lamentada por muitos colegas como Manuela d’Ávila, ex-deputada federal pelo PCdoB do Rio Grande do Sul; pelo deputado federal Orlando Silva (SP) e pelas deputadas federais Jandira Feghali (RJ), Alice Portugal (BA) e Perpétua Almeida (AC).

Para a Sigla, de fato, fica o gosto amargo de ter perdido um importante protagonista da cena política, principalmente em um cenário estadual. O vazio que o ex-comunista deixou pode sim enfraquecer o PCdoB no Maranhão levando em consideração que a força do partido vem do Governador que está com a máquina pública nas mãos.

A nível Nacional o abalo pode ser avaliado como de razoáveis proporções, já que o PCdoB tem raízes fundas no processo histórico do país e nesse momento com a polarização imposta pela conjuntura que levou Bolsonaro ao poder, todo movimento tático da oposição deve ser contabilizado e levado em consideração.

A movimentação de Flávio Dino o conduz para três linhas: uma disputa pelo Senado, já anunciado por ele mesmo, uma disputa como candidato de sua nova sigla à presidência da república, possibilidade divulgada pelo presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira ou como candidato a vice- presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva.

Se analisarmos as estratégias de Lula, a terceira opção é a mais perto da realidade de Dino. O ex- presidente do PT já vem cercando o PSB enxertando aliados que ele tem, gente expressiva como Freixo e Dino, para aumentar a chance do partido apoiá-lo.

Todas essas idéias são apenas especulações, ainda é uma incógnita o destino do governador do Maranhão nas próximas eleições, mas independente do que virá, tanto Dino como Lula serão imprescindíveis para a pavimentação do caminho da oposição ao presidente Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *