Maranhão intensifica ações para combater sub-registro de óbitos no estado

Foto Reprodução

A Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX) vai intensificar ações para combater o sub-registro de óbitos no estado. O tema foi discutido durante reunião do Núcleo de Registro Civil, realizada na quarta-feira (20), após dados do IBGE apontarem que o Maranhão registrou, em 2024, a maior taxa do país: 24,48%, acima da média nacional de 3,40%.

Como primeira medida, a corregedora-geral Angela Salazar anunciou a criação de um Pacto Interinstitucional de Enfrentamento ao Sub-registro de Óbitos no Maranhão. A proposta será debatida em reunião marcada para 11 de junho com órgãos públicos e entidades parceiras.

Segundo a desembargadora, o objetivo é fortalecer a atuação conjunta entre Judiciário, cartórios, unidades de saúde, prefeituras e demais instituições para melhorar os registros civis e reduzir impactos na cidadania, saúde pública e políticas sociais.

Durante o encontro, também foram apresentados os novos integrantes do Núcleo de Registro Civil, que seguirá promovendo mutirões e ações voltadas a comunidades vulneráveis, como quilombolas, indígenas e ribeirinhos.