O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei nº 1.394, de 2023, transformado na Lei nº 14.972/2024, que confere ao Círio de Nazaré de São Luís, no Maranhão, o status de manifestação da cultura nacional. A sanção foi publicada nesta segunda-feira, 16 de setembro, no Diário Oficial da União (DOU), com assinaturas do presidente Lula, do ministro interino da Cultura, Márcio Tavares, e da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo.
Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão, o Círio de Nazaré atrai mais de 100 mil fiéis à cidade de São Luís no segundo domingo de outubro, movimentando a cidade durante todo o mês. A festa, que também atrai turistas e gera um impacto econômico positivo para o estado, é uma das maiores e mais significativas celebrações religiosas do Maranhão.
Este reconhecimento sublinha a importância do Círio de Nazaré não apenas para a fé dos devotos, mas também para a identidade cultural e social de São Luís. A sanção da nova lei valoriza a celebração, que enriquece a vida cultural, religiosa e social da cidade e fortalece os vínculos entre tradição, fé e cultura.
O culto a Nossa Senhora de Nazaré, originário da Europa e estabelecido no Brasil há mais de dois séculos em Belém, chegou a São Luís em 1992. A cidade foi a primeira a receber a imagem peregrina trazida por missionários, celebrando os 200 anos do Círio de Nazaré de Belém do Pará. A procissão anual que refaz o percurso realizado pela imagem em 1992 fortalece o sentimento de comunidade e pertencimento entre os participantes, destacando o impacto cultural e social da festa.