Governo do Maranhão entrega 22 viaturas e lança Operação Mulher Segura 2026

Foto Reprodução

O governador Carlos Brandão entregou nesta segunda-feira (8), em São Luís, 22 novas viaturas destinadas ao fortalecimento da rede estadual de enfrentamento à violência contra a mulher e lançou oficialmente a Operação Mulher Segura 2026 no Maranhão.

A iniciativa contempla as Delegacias Especiais da Mulher (DEM) e Patrulhas Maria da Penha (PMP), ampliando a capacidade operacional das forças de segurança e fortalecendo a proteção às mulheres em diversas regiões do estado.

Durante a solenidade, Brandão frisou o impacto do investimento para a política estadual de proteção às mulheres e relacionou a presença das forças de segurança nos municípios ao fortalecimento do atendimento especializado às vítimas de violência.O governador destacou a importância da denúncia através dos telefones 180 e 190.

“Temos fortalecido as Patrulhas Maria da Penha. Quando assumimos o governo eram oito e hoje são 25. Todos esses investimentos que estamos fazendo estão reduzindo os feminicídios e aumentando a proteção contra a violência. Também aumentamos as Casas da Mulher Maranhense, tínhamos uma em Imperatriz e hoje temos sete e vamos continuar ampliando, pois o nosso projeto é ter Casa da Mulher Maranhense em todas as regionais, que serão 18. Na Casa da Mulher Maranhense temos a presença da Polícia Civil, do Ministério Público, do Poder Judiciário, enfim, de todos os elementos necessários para a proteção da mulher”, pontuou.

A ação integra um dos eixos prioritários da gestão estadual na área da Segurança Pública. Das 22 viaturas entregues, 10 serão destinadas às Delegacias Especiais da Mulher e 12 às Patrulhas Maria da Penha, beneficiando municípios e dando maior capacidade de resposta das equipes responsáveis pelo acolhimento, proteção e acompanhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

As novas viaturas para as Delegacias Especiais da Mulher atenderão aos municípios de Timon, Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Viana, São José de Ribamar, Balsas, Presidente Dutra, Barra do Corda, Porto Franco e Caxias.

Já as Patrulhas Maria da Penha serão reforçadas nos municípios de Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, São Luís, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Timon, Presidente Dutra e Santa Inês.

“Essa entrega de hoje é um grande marco de combate à violência contra a mulher e representa o avanço do Governo do Estado para combater essa crueldade. Nesses primeiros meses do ano tivemos uma redução significativa nos casos e isso mostra que estamos no caminho certo, trabalhando de forma integrada para combater os feminicídios e a violência contra a mulher. Lembrando que essa é a maior entrega de viaturas já feita para esse serviço no Maranhão”, destacou a secretária de Estado da Segurança Pública, coronel Augusta Andrade.

As viaturas entregues contam com o chamado ‘xadrez’, que é o compartimento na parte traseira do veículo, com grades e ventilação, para o transporte seguro e isolado de indivíduos detidos em flagrante ou sob custódia até a delegacia.Esse modelo é essencial nos atendimentos da Patrulha Maria da Penha para que vítima e agressor não sejam obrigados a ter contato durante o deslocamento.

A entrega dos veículos se soma à estrutura especializada já existente no Maranhão, composta por 22 Delegacias Especiais da Mulher, 15 Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher, 25 Patrulhas Maria da Penha e atuação das PMPs em aproximadamente 80 municípios.

Operação Mulher Segura

Durante o evento, também foi lançada a segunda edição da Operação Mulher Segura no Maranhão. Essa é uma iniciativa do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), e está alinhada ao Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio.

A Operação Mulher Segura será executada entre junho e dezembro em sete fases operacionais e prevê o cumprimento de mandados de prisão relacionados à violência doméstica e familiar, fiscalização de medidas protetivas de urgência, acompanhamento de mulheres em situação de risco, ações das Patrulhas Maria da Penha e atividades educativas e preventivas.

“A entrega das viaturas e o lançamento dessa campanha é para que tenhamos uma polícia fortalecida e bem estruturada com equipamentos novos e adequados para investigações, prisões e todas as outras diligências necessárias para um enfrentamento eficiente dessas violências que tanto aterrorizam a vida das mulheres”, ressaltou a coordenadora estadual das Delegacias da Mulher, delegada Kazumi Tanaka.

O delegado-geral da Polícia Civil, Augusto Barros, também destacou a entrega dos veículos como um importante reforço tanto para a Operação Mulher Segura quanto para as demais atividades de proteção às mulheres.

“É de extrema importância o recebimento de tantas viaturas para a Polícia Civil do Estado do Maranhão e com estes veículos as Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher conseguirão atender melhor todas as ocorrências com mais celeridade. Vamos entregar um serviço de mais qualidade e atender melhor às vítimas de violência de gênero e demais pessoas que procurarem o serviço de polícia judiciária em todo o estado”, observou.

Redução de indicadores

Os investimentos ocorrem em um cenário de redução dos indicadores de feminicídio no estado. Entre janeiro e maio de 2026, o Maranhão registrou 16 casos, contra 24 ocorrências no mesmo período de 2025, o que representa uma redução de 33,3%. No mesmo intervalo, 16 acusados de feminicídio foram presos pelas forças de segurança.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim, lembrou que em nove anos de atividades da Patrulha Maria da Penha, mais de 130 mil mulheres já foram assistidas e que o serviço de proteção se mostrou efetivo, garantindo a vida das beneficiárias atendidas. Ele destacou também que os investimentos fortalecem o serviço especializado e contribuem para o bom desempenho da corporação.

“Este é um governo que coloca em primeiro plano a defesa da mulher, não só na Região Metropolitana, mas também nos demais municípios. As viaturas dão um suporte muito grande porque nos municípios a maioria dos atendimentos não ocorre na sede, mas em povoados na zona rural. É um governo municipalista que chega a todas as regiões. A corporação está cada vez mais forte e presente em todos os 217 municípios”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar.

A espera acabou: Maranhão abre oficialmente o Maior São João do Mundo nesta sexta-feira

Foto Reprodução

O momento mais aguardado pelos maranhenses finalmente chegou. O Governo do Estado vai abrir oficialmente a programação do Maior São João do Mundo. A programação do São João do Maranhão 2026 promete uma temporada histórica, que vai espalhar as cores, os ritmos e a energia única da cultura maranhense por todos os cantos do estado. Em São Luís, acontece o tradicional Cortejo Junino e abertura da programação do Arraial do Ipem, do Bumba Meu São João e de arraiais em polos da Grande Ilha. Já Imperatriz recebe a primeira edição 2026 do São João da Thay. Este fim de semana marca o início de um período de forte aquecimento na economia local, no turismo e, claro, de muita celebração da identidade maranhense.

Como já virou tradição, a abertura oficial do São João do Maranhão ocorre na sexta-feira (5) com a realização do Cortejo Junino, que toma as ruas do Centro Histórico de São Luís com a beleza e encantamento dos grupos de bumba meu boi. O evento integra a programação junina realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

A concentração do cortejo será às 16h30, na Praça Deodoro, de onde os grupos partirão em direção à Praça Nauro Machado, na Praia Grande, onde haverá um palco para dar continuidade à apresentação de outros grupos tradicionais da cultura popular maranhense em programação que seguirá até as 22h. Ao todo 15 grupos participarão do cortejo e outros 4 se apresentarão no palco.

Ainda neste fim de semana, na Grande Ilha, ocorrem apresentações nos arraiais da Ressurreição, no Anjo da Guarda; do Turu, da Cohab, e do Festejo de Santo Antônio, na Praça Antônio Lobo, Centro Histórico, além do Arraial do Viva Maiobão.

Arraial do Ipem

No sábado (6), o tradicional Arraial do Ipem abre suas portas para mais uma temporada do Maior São João do Mundo. A programação diversificada terá apresentações de artistas locais, grupos folclóricos e de forró. O Arraial do Ipem fica localizado na Avenida A do bairro Calhau e segue até o dia 5 de julho, com três espaços para programação junina.

Na primeira noite de festança apresentam-se, no palco principal, os grupos:  Tambor de Crioula Brilho da União, Dança Portuguesa A Arte e a Beleza de Portugal, Cia Encantar, Fabrícia e Banda, Boi de Sonhos, Os Tropix, Boi de Santa Fé, Boi de Nina Rodrigues, Boi de Maracanã. As apresentações começam a partir das 17h30.

No Barracão do Forró, a programação inicia às 18h com Forró Top Xote, Forró Suvaco de Cobra, Xoteando SLZ e Renato Serra e Os Pesados.

Estrutura e novidades

O Arraial do Ipem é o maior do São João do Maranhão, tanto em termos de espaço, quanto de quantidade de atrações e diversidade de atrativos.

Em todo o local haverá espaços instagramáveis, área para acessibilidade, pontos de ativações de parceiros, parque infantil, dentre outros espaços para diversão e entretenimento do público, que vai se encantar com a decoração do lugar e espaços instagramáveis para deixar aquele registro especial.

No Ipem, o público também poderá se deliciar com uma variedade de comidas e bebidas que podem ser encontradas nas barracas, food trucks, food bikes, restaurantes, quiosques, carrinhos do programa Mais Renda, sorveteria, Vila do Drinks e Vila do Chopp.

Ao todo são 28 barracas, 6 restaurantes, 18 beneficiários do Mais Renda, 9 food trucks, Vila do Chopp com 10 estações, 6 food bikes, 12 food trucks, Vila do Drink com 6 estações, 33 ambulantes, além de outras ativações com comidas e bebidas diversas, totalizando uma área de alimentação com mais de 90 opções de refeições, lanches e bebidas.

Transmissão dos jogos da Copa

Este ano, a grande novidade do Arraial do Ipem é o espaço preparado para transmissão dos jogos da Copa do Mundo, o Espaço do Torcedor. Um telão, ao lado da Vila do Chopp, será o local de encontro para quem quer, no meio do arraial, acompanhar os jogos do mundial. Tudo isso pensado para que ninguém perca nada, nem a programação, nem os jogos da Copa.

Também haverá o Espaço Embarque Delas. Organizado pela Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), o espaço será um ponto de apoio seguro para mulheres que estiverem participando das festividades juninas, oferecendo estrutura de acolhimento, conectividade e suporte no momento de retorno para casa. No espaço, o público encontrará internet gratuita, tomada para carregar o celular, espaço para sentar e esperar e apoio para transporte por aplicativo, garantindo mais conforto, segurança e tranquilidade durante a saída do evento.

Bumba Meu São João

O sábado (6), também a abertura dos shows do Bumba Meu São João, na área externa do Estádio Castelão, em São Luís. Neste ano, o festival, que é gratuito e segue até 5 de julho, contará com 18 atrações nacionais, reunindo nomes do sertanejo, pagode e forró. Entre os artistas confirmados estão Henrique & Juliano, Leonardo, Gusttavo Lima e Péricles.

Na noite de abertura, se apresentam Bruno & Marrone e o Projeto Dominguinhos, com João Gomes, Jota.pê e Mestrinho.

São João da Thay

Pela primeira vez, o São João da Thay, que chega à sua oitava edição em 2026, ocorre em Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão. Antes realizado em São Luís, agora ele chega à região da Chapada das Mesas e promete reunir 60 mil pessoas. Este ano o festival beneficente contará com shows de Ana Castela, Gustavo Mioto, Péricles, Forró Sacode, Welington Tigrão, Bárbara Fux e quadrilhas juninas que são típicas da região.

Este ano, Thaynara incrementou a estrutura com um palco nas dimensões do Palco Mundo, do Rock in Rio, ampliando a experiência imersiva do público. Seguindo a tradição dos últimos anos na capital, o evento será gratuito na área geral e para quiser mais conforto poderá adquirir uma área de camarote.

Operação São João Seguro 2026

Para garantir a tranquilidade do público que irá curtir a abertura oficial dos festejos juninos no estado, o Governo do Maranhão elaborou um Plano Integrado de Segurança Pública. Ao longo do todo o período de festanças, um efetivo de 3.782 mil agentes de segurança pública atuará em todo o estado.

A Operação São João Seguro 2026 ocorre até 12 de julho e contará com atuação integrada da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Polícia Civil do Maranhão (PCMA), Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Centro Tático Aéreo (CTA), Perícia Oficial e Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS).

Durante todo o período serão empregadas tecnologias, ações de monitoramento e resposta rápida, além das ações integradas de prevenção, policiamento ostensivo, inteligência e apoio operacional nos principais circuitos juninos da capital e do interior.

Além do elevado efetivo, também serão empregados mais de 600 viaturas e veículos das Forças de Segurança do Estado. O efetivo de agentes de segurança inclui 32 agentes da FEISP, 30 peritos criminais, 72 operadores e 5 aeronaves do CTA e mais de 70 câmeras.

São João do Maranhão 20260

Com 70 dias de festa, a temporada junina deste ano contará com mais de 700 atrações nos circuitos oficiais, incluindo 18 atrações nacionais, além de apoio para a manifestação popular em todo o estado. A expectativa é que o impacto econômico supere o do ano passado, quando mais de R$ 400 milhões circularam pela economia do Maranhão.

Na capital maranhense, as apresentações serão realizadas em 25 grandes polos. Também serão realizados arraiais oficiais em diversas cidades do interior.

A programação completa do Maior São João do Mundo pode ser conferida nos canais oficiais do Governo do Maranhão e da Secretaria de Estado da Cultura nas redes sociais. Também é possível conferir os dias e horários das apresentações por meio do aplicativo São João do Maranhão, que está disponível para celulares Android e IOS, e pelo site https://saojoao.ma.gov.br/

PCMA apreende menor que confessou ter matado esposa do avô por “vontade de matar alguém”

Foto Reprodução

A Polícia Civil do Maranhão (PCMA) apreendeu em flagrante, na madrugada desta terça-feira (5), um adolescente, de 17 anos, suspeito pela prática de ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado em desfavor de uma idosa, de 76 anos, encontrada morta na própria residência, no município de Bela Vista do Maranhão. Ação policial contou com apoio da Polícia Militar (PM/MA).

Conforme apurado no local, o adolescente habitualmente pernoitava na residência da vítima, que morava sozinha. Confrontado com inconsistências em sua versão inicial de que terceiros haviam invadido a residência, o menor não soube explicar o ocorrido e foi conduzido para a Delegacia Regional. No local, ainda foi localizada e apreendida uma faca descartada em terreno baldio adjacente à residência, além de uma seringa.

Em interrogatório, o adolescente não conseguiu sustentar a versão inicial e confessou espontaneamente a autoria do crime. Declarou não haver motivação relacional específica — afirmando que a vítima sempre o tratou bem —, e que praticou o ato movido por um impulso de matar alguém, tendo escolhido a vítima (esposa do seu avô) pela oportunidade do momento. Relatou ainda ouvir vozes há algum tempo ordenando que matasse alguém, nunca tendo buscado tratamento psiquiátrico.

Após os procedimentos legais, o adolescente será encaminhado à Unidade Prisional competente e ficará à disposição da Justiça.

Governo do MA age rápido para recuperar MA-014 após dano causado por intervenção irregular

Foto Reprodução

O Governo do Maranhão mobilizou força-tarefa imediata nesta segunda-feira (4) para restabelecer o tráfego na MA-014, no trecho entre Viana e Matinha. Após o rompimento da pista na altura do povoado Bacurizeiro, o governador Carlos Brandão garantiu que o Estado não apenas recuperará a via em tempo recorde, como também punirá os responsáveis pela degradação do patrimônio público.

Diferente de um desastre natural comum, o incidente foi provocado pela ação imprudente de um particular, que sobrecarregou a estrutura da rodovia com um açude irregular. Diante do fato, a gestão estadual assumiu o controle da crise com duas frentes de atuação:

“Já estamos enviando equipes para fazer os reparos necessários. Vamos garantir a recuperação do trecho o mais rápido possível e tomar as medidas judiciais cabíveis”, afirmou o governador Carlos Brandão, reforçando o compromisso com a infraestrutura da região.

PF reforça segurança para show do Guns N’ Roses em São Luís

Foto Reprodução 

O aguardado show da banda Guns N’ Roses, marcado para o dia 21 de abril, em São Luís, já está sendo intensificada com a atuação da Polícia Federal do Brasil. O órgão atua nos bastidores do evento para garantir que todos os serviços de segurança privada estejam dentro das normas legais.

De acordo com a Polícia Federal, equipes técnicas se reuniram com os organizadores do espetáculo para alinhar o planejamento operacional e conferir toda a documentação exigida. A iniciativa busca assegurar que o evento ocorra com total regularidade e dentro dos padrões estabelecidos pela legislação.

Entre as medidas adotadas estão a fiscalização das empresas contratadas e a verificação da qualificação dos profissionais que irão atuar na segurança do público. A checagem inclui a regularidade das credenciais e a habilitação dos trabalhadores envolvidos.

O objetivo da ação é garantir que apenas empresas autorizadas e profissionais devidamente capacitados sejam responsáveis pela segurança durante o show, que deve atrair um grande público ao Estádio Castelão.

A expectativa é de que o evento reúna milhares de fãs, reforçando a necessidade de um esquema de segurança eficiente e rigorosamente fiscalizado.

Lençóis Maranhenses registram 15.511 visitantes em fevereiro de 2026

Foto Reprodução

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses registrou 15.511 visitantes em fevereiro de 2026, considerando o fluxo combinado de Barreirinhas e Santo Amaro. Os dados são da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Barreirinhas e da Secretaria Municipal de Turismo de Santo Amaro, com análise do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA).

Em comparação com fevereiro de 2025, quando foram registrados 11.770 visitantes, o resultado indica variação no fluxo turístico no período. O levantamento também aponta, para o recorte conjunto de Barreirinhas e Santo Amaro, percentual mensal de 138,56% em 2026, com variação acumulada de 138,56%. Em 2025, o percentual mensal foi de 31,78%, com variação acumulada de 91,33%.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destaca que os dados contribuem para o acompanhamento da atividade turística na região dos Lençóis Maranhenses. “A compreensão da dinâmica da demanda em um período de transição contribui para o planejamento das ações de ordenamento turístico ao longo do ano. Esses dados, sistematizados pelo Observatório, ajudam a orientar a organização da visitação, considerando a capacidade do destino, a preservação ambiental e a distribuição do fluxo entre Barreirinhas e Santo Amaro”, afirmou.

No recorte por município, Barreirinhas registrou 9.200 visitantes em fevereiro de 2026, frente a 7.251 em fevereiro de 2025. O levantamento indica ainda, para o ano anterior, variação acumulada de 162,60% em fevereiro, com percentual mensal de 26,88%.

Em Santo Amaro, o fluxo foi de 6.311 visitantes em fevereiro de 2026, comparado a 4.519 em fevereiro de 2025. Em relação a 2025, o mês de fevereiro apresentou percentual mensal de 39,65%, com variação acumulada de 37,20%.

No comparativo do 1º trimestre, os dados apontam crescimento no fluxo. Em Barreirinhas, o total passou de 25.269 visitantes em 2025 para 30.157 em 2026, com variação de 19,34%. No fluxo combinado de Barreirinhas e Santo Amaro, o volume foi de 48.070 visitantes em 2025 e 50.906 em 2026, com variação de 5,90%.

Segundo o coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão, Igor Almeida, os dados permitem acompanhar a dinâmica da visitação. “Quando observamos os dados, é possível entender como o fluxo se comporta fora do período de maior concentração de visitantes, como janeiro. Isso ajuda a identificar variações entre os meses e a acompanhar o ritmo da atividade turística ao longo do ano. A partir dessas informações, conseguimos planejar melhor as ações e organizar a visitação nos Lençóis Maranhenses”, explicou.

Justiça determina bloqueio de R$ 3,2 milhões e cobra plano para transporte público de São Luís

Foto Reprodução

O Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, participou, nos dias 30 e 31 de março, de audiências de conciliação realizadas na Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís, no âmbito da Ação Civil Pública que trata da crise estrutural do sistema de transporte coletivo urbano da capital.

A atuação ministerial é conduzida pela promotora de Justiça Alineide Martins Rabelo Costa, autora da ação de natureza estrutural ajuizada em face do Município de São Luís e das concessionárias do serviço, com o objetivo de promover a reestruturação sistêmica do transporte público e assegurar a continuidade da prestação do serviço essencial à população.

Durante a audiência realizada em 31 de março, presidida pelo juiz Douglas de Melo Martins, as partes iniciaram tratativas voltadas à construção de uma solução consensual para a demanda. Na ocasião, foi submetida à apreciação do juízo questão emergencial relacionada à paralisação da prestação do serviço pelo Consórcio Via SL, situação que afetou diretamente moradores de 16 bairros do lote 2 da concessão.

Diante da gravidade do quadro e da essencialidade do transporte coletivo, o juízo deferiu tutela provisória e determinou o bloqueio imediato de R$ 3.271.301,93 nas contas do Município de São Luís, valor correspondente às glosas efetuadas pela administração municipal referentes às competências de março, novembro e dezembro de 2025. A decisão consignou que a retenção unilateral desses repasses comprometeu financeiramente a operação do sistema, especialmente do Consórcio Via SL.

O magistrado estabeleceu que a liberação dos recursos ficará condicionada à comprovação do efetivo restabelecimento das linhas paralisadas, devendo os valores, no caso do Consórcio Via SL, serem destinados prioritariamente ao pagamento dos trabalhadores rodoviários e à aquisição de combustível necessário à retomada da operação.

Além disso, foi determinada a atuação emergencial e solidária das demais concessionárias do sistema, que deverão assumir, até 27 de abril de 2026, a cobertura das linhas ainda não restabelecidas pelo Consórcio Via SL, sob coordenação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET).

Como medida estruturante, a Justiça também determinou que o Município apresente, no prazo de 15 dias úteis, um plano emergencial de recomposição do serviço de transporte coletivo urbano, com participação das concessionárias, contendo diagnóstico operacional do sistema, definição de frota mínima, medidas imediatas de regularização, cronograma de implementação e plano de manobras de horários.

Uma nova audiência de conciliação foi designada para o dia 27 de abril de 2026, às 14h, ocasião em que será avaliado o cumprimento das medidas emergenciais deferidas e a continuidade das tratativas para a reestruturação definitiva do sistema, conforme requerido pelo Ministério Público.

MPMA receberá famílias do caso dos “meninos emasculados” para discutir situação de moradias

Foto Reprodução

O Ministério Público do Maranhão, por meio das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude de São Luís, receberá, na próxima quinta-feira, 26, as famílias beneficiárias do acordo de solução amistosa firmado perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). O objetivo é tratar da qualidade das reformas habitacionais realizadas pelo Estado e da titulação de seus imóveis.

As famílias serão atendidas das 8 às 18 horas, na sede da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), localizada na Av. Getúlio Vargas, 1908, Monte Castelo. Na ocasião, será feita a atualização cadastral das famílias para verificação de pendências para a regularização fundiária de seus imóveis residenciais.

Além disso, as famílias estão sendo orientadas a apresentar fotos e vídeos de eventuais problemas estruturais, como rachaduras, vícios construtivos ou desgaste, de suas moradias. O material irá ajudar a subsidiar a análise pericial para avaliação da qualidade das reformas realizadas nos imóveis. A nova análise dos imóveis foi deliberada em reunião realizada em 16 de dezembro de 2025.

A medida adotada pela 1ª e 7ª Promotorias de Justiça da Infância e Juventude de São Luís faz parte de um procedimento administrativo instaurado para fiscalizar o cumprimento das obrigações de reparação e não-repetição assumidas pelo Estado do Maranhão no acordo firmado perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

De acordo com os promotores de justiça Márcio Thadeu Silva Marques e Carla Mendes Pereira Alencar, a iniciativa reforça o compromisso do Ministério Público do Maranhão em garantir o cumprimento integral das cláusulas de reparação material do acordo de 2005.

“É fundamental que as famílias contempladas tenham ciência de que este é o momento para a formalização de reclamações sobre o estado físico de suas moradias, viabilizando a cobrança de providências junto ao Executivo”, observam.

Pré-carnaval do Maranhão toma conta da Litorânea neste domingo (25)

Foto Reprodução

No próximo domingo (25), o Governo do Maranhão realiza o segundo fim de semana de pré-carnaval, com programação no Circuito Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea. A expectativa é de mais uma grande celebração da cultura popular, reunindo artistas locais e nacionais em um evento que deve arrastar uma multidão pela orla da capital.

As atrações nacionais Ivete Sangalo, Chiclete com Banana e Xanddy Harmonia se juntam a artistas maranhenses para compor a programação deste domingo, que começa a partir das 14h. Completam a lista Baile do PV, Confraria do Copo, Nandá Furttado e Erick Andrade.

O Carnaval do Maranhão tem crescido a cada ano e consolidado São Luís como uma das principais rotas da folia no Brasil. No último fim de semana, cerca de 500 mil pessoas passaram pela Avenida Litorânea, acompanhando apresentações de artistas nacionais e nomes tradicionais do carnaval maranhense. Mesmo debaixo de chuva, os foliões não desanimaram e curtiram intensamente os shows, reforçando a força e a adesão popular ao pré-carnaval.

O investimento e a valorização da identidade cultural maranhense têm sido marcas da programação promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, o pré-carnaval foi pensado como uma política de fortalecimento cultural aliada à projeção nacional da festa.

“O Carnaval do Maranhão 2026 foi pensado a partir de um princípio muito claro: fortalecer a nossa identidade cultural sem deixar de dialogar com o Brasil. A programação do pré-carnaval reflete esse compromisso ao reunir artistas maranhenses, que são a base e a alma da nossa festa, ao lado de grandes nomes da música nacional, que ajudam a projetar São Luís para além das nossas fronteiras”, destacou.

Um dos artistas maranhenses que participará da programação deste domingo, o cantor PV Silveira, do Baile do PV, ressaltou o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos artistas da terra e a importância de ocupar espaços de destaque em um evento de grande porte.

“É uma enorme satisfação fazer parte do pré-carnaval, porque eu canto o Maranhão desde sempre e tenho um respeito máximo pelos mestres e fazedores de cultura do nosso estado. Todo artista sonha em integrar um circuito como esse, que nos dá espaço para mostrar o nosso trabalho ao lado de grandes nomes, colocando em evidência o nosso carnaval, que sempre foi rico culturalmente e hoje também se destaca pela projeção nacional.”

O cantor maranhense Erick Andrade adiantou que o público pode esperar um show marcado pela energia, diversidade musical e forte conexão com os foliões. “O público pode esperar um show cheio de energia, com um repertório que mistura músicas autorais e releituras que todo mundo gosta de cantar junto, sem perder a identidade maranhense. Vai ter axé, swingueira e muita troca com o público, porque a ideia é viver um pré-carnaval intenso, do jeito que São Luís sabe fazer.”

Programação

14h – Baile do PV

15h – Confraria do Copo

16h – Chiclete com Banana

17h – Nandá Furttado

18h – Ivete Sangalo

19h – Erick Andrade

20h – Xanddy Harmonia

Brandão confirma localização de Kauã, de 8 anos, em Bacabal; buscas seguem por duas crianças desaparecidas

Foto Reprodução

O governador Carlos Brandão informou, por meio das redes sociais, que uma das três crianças desaparecidas no Quilombo São Sebastião dos Pretos, em Bacabal, foi localizada com vida. Trata-se do menino Kauã, de 8 anos, que já foi encaminhado para atendimento médico.

Segundo o governador, as forças de segurança e equipes de resgate seguem mobilizadas de forma intensa na região na tentativa de encontrar as outras duas crianças que ainda permanecem desaparecidas: os irmãos Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michel, de 4 anos.

Brandão destacou que a operação continua sem interrupção, com atuação integrada de diversos órgãos, reforçando que os trabalhos não cessarão até que todas as crianças sejam localizadas. O caso segue gerando grande comoção e mobilizando moradores da comunidade, que também acompanham e apoiam as buscas.