O rosto da estátua de Iemanjá, um monumento que fica na praia do Olho d’Água, em São Luís, foi alvo de vandalismo neste domingo (23).
Segundo lideranças religiosas de matrizes africanas, a depredação pode ter sido motivada por intolerância religiosa. O crime foi divulgado nas redes sociais pelo pai de santo Paulo de Aruanda, que também é ativista dos direitos humanos.
O Governo do Maranhão se pronunciou por meio de nota, veja a íntegra:
Leia a nota na íntegra:
O Governo do Maranhão, por meio da Sedihpop, repudia a destruição do monumento da estátua de Iemanjá, localizada no bairro do Olho D’água, em São Luís/MA.
A equipe da Sedihpop esteve presente no local para articular com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) a devida apuração dos fatos e também buscar a restauração da imagem com a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e a Secretaria de Estado da Cultura (SECMA).
O monumento é alusivo ao processo de luta dos povos de terreiro maranhenses por reconhecimento e liberdade religiosa. Além de um dano ao patrimônio público, trata-se de um ataque de racismo religioso aos povos tradicionais de terreiro que deve ser repudiado e combatido.