Um navio mercante de bandeira brasileira, chamado Forte de São Felipe, está encalhado desde a manhã de sábado (17) no canal de propriedade privada que dá acesso ao porto da empresa Alumar, no litoral de São Luís. A informação foi confirmada pela Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), que enviou uma equipe ao local para averiguar a situação.
O navio, que tem 229 metros de comprimento, transportava bauxita do Porto de Juruti, no Pará, para o Porto da Alumar, no Maranhão, quando ficou preso no canal. Segundo a CPMA, não há risco de vazamento da carga ou de danos estruturais na embarcação. Os tripulantes estão bem e recebendo assistência.
Desde o sábado, rebocadores estão trabalhando para tentar desencalhar o navio, mas sem sucesso até o momento. Uma nova tentativa deve ser feita nas próximas horas, aproveitando a maré alta. A CPMA também emitiu um ‘Aviso aos Navegantes’ para alertar sobre a posição do navio e evitar acidentes na área.
A CPMA informou ainda que vai instaurar um inquérito para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo encalhamento. A Alumar, por sua vez, disse em nota que, embora o navio não seja controlado ou operado pela empresa, ela disponibilizou equipes para apoiar a praticagem e as autoridades competentes. A empresa também acionou preventivamente o Plano de Emergência Individual (PEI) e o Plano de Ajuda Mútua (PAM), e reafirmou o seu compromisso com o respeito às pessoas e ao meio ambiente.