Na manhã desta sexta-feira, 20, a Polícia Civil do Maranhão prendeu Marcelo de Oliveira Ferreira, de 34 anos, conhecido como ‘Marcelo do Mercado’, em Carutapera. Ele é candidato a vereador pelo PSD e foi detido em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela comarca de Ananindeua, no Pará, por envolvimento em um crime de furto.
Após tomar conhecimento do mandado, a equipe da Delegacia de Polícia de Carutapera iniciou diligências para localizar Marcelo. Horas depois, ele se apresentou voluntariamente na delegacia em busca de informações sobre sua situação, momento em que foi preso. O mandado havia sido emitido em 12 de julho de 2019.
Marcelo faz parte de um grupo de sete candidatos no Maranhão que têm mandados de prisão em aberto. Após a prisão, ele foi encaminhado à Unidade Prisional de Godofredo Viana, onde permanece à disposição da Justiça.
O Diretório Estadual do PSD, por meio de seu presidente, deputado federal Edilázio Júnior, afirmou desconhecer o mandado de prisão contra Marcelo e ressaltou a importância de que a Justiça esclareça os fatos.
De acordo com a legislação eleitoral, candidatos só podem ser presos até esta sexta-feira, exceto em casos de flagrante delito ou crime inafiançável, como é o caso de Marcelo. Embora a lei brasileira permita que pessoas com mandados de prisão em aberto concorram a eleições, elas podem ser detidas se localizadas.
O Informante