Professor de matemática da rede pública do MA está entre os melhores do país

Rubens Lopes Netto é finalista na Olimpíada de Professores de Matemática

Integrante pública de ensino, o professor Rubens Lopes Netto é finalista na Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). Ao todo, 600 professores de todo o Brasil participaram da competição. Agora, restam apenas 19 finalistas, e os 10 professores com as melhores iniciativas no ensino da matemática no país serão premiados com uma viagem de intercâmbio técnico e cultural à China.

O Brasil ocupa hoje a 65ª posição no ranking de 81 países que participaram do último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgado no final ano passado, levando em conta os resultados da área de matemática. Por outro lado, faz parte da elite da matemática mundial (nível 5 da Internacional Mathematical Union – IMU) com pesquisadores e professores reconhecidos mundialmente.

A equação mal resolvida mobilizou um grupo de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na criação da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), no ano passado, e agora é chegada a hora de conhecer os vencedores nas categorias ouro, prata e bronze.

Um evento on-line – para facilitar a participação de inscritos de norte a sul do país – marcará a divulgação dos resultados, no dia 27 de março. A premiação inclui 48 professores na categoria bronze, 9 na categoria prata e 10 na categoria ouro.

Amor à matemática

No grupo dos finalistas que concorrem à categoria ouro, está o maranhense Rubens Lopes Netto, professor do Centro de Ensino Deputado Júlio Pires Monteles, localizado no município Anapurus, no interior do Maranhão. Rubens conta que, desde pequeno, a matemática sempre foi uma paixão. Ele acredita que herdou esse gosto pelos números com o pai (falecido), que também chegou a lecionar matemática em uma escola de ensino médio.

“Assim como aprendi a gostar de matemática com o meu pai, busco passar essa paixão para os meus alunos e inspirá-los a abraçar as oportunidades que o universo da matemática tem a oferecer”, garante.

Ao longo dos anos, o professor Rubens tem recebido o reconhecimento dos seus esforços na educação e auxiliado muitos alunos maranhenses a conquistarem medalhas em competições matemáticas, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O caso mais recente foi de um aluno seu que conquistou a medalha de ouro na competição do ano passado.

Imirante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *