Um grupo de 34 turistas brasileiros, entre eles nove maranhenses, chegou na madrugada desta quarta-feira (11) em Brasília, em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), após fugir da guerra entre Israel e o Hamas. Eles estavam em um hotel na cidade de Tel Aviv, a cerca de 70 km da Faixa de Gaza, onde os ataques aéreos e os foguetes se intensificaram nos últimos dias.
O grupo fazia parte de uma excursão religiosa que visitava os locais sagrados do cristianismo, do judaísmo e do islamismo no Oriente Médio. Eles embarcaram no Brasil no dia 2 de outubro e tinham previsão de retornar no dia 15. No entanto, a escalada da violência na região os fez antecipar a volta.
Os turistas relataram que viveram momentos de medo e angústia durante a estadia em Israel. Eles disseram que ouviam as sirenes de alerta e as explosões constantemente, e que tinham que se abrigar em um quarto blindado do hotel. Eles também contaram que enfrentaram dificuldades para conseguir um voo de saída, pois muitas companhias aéreas cancelaram as operações por questões de segurança.
O sentimento dos turistas ao chegar em Brasília foi de alívio e gratidão. Eles agradeceram o apoio do governo brasileiro, que intermediou a liberação do voo da FAB, e também das autoridades israelenses, que facilitaram o embarque. Eles também manifestaram solidariedade às vítimas do conflito e pediram pela paz na região.