Operação desarticula fraude de vendas de placas de taxista e prende funcionário do Detran-MA

Foto Reprodução

Um esquema ilícito de comercialização de placas vermelhas para indivíduos que não são taxistas foi desmantelado em Bacabal, resultando na prisão de um funcionário do Detran-MA e outros dois suspeitos nesta quinta-feira (4).

A operação, que também tem como alvo o secretário de Finanças da Prefeitura de Bacabal, executou 12 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão, com três já efetivados, além da apreensão de quatro carros e quatro motos até o momento.

O esquema consistia na venda de placas vermelhas, que são destinadas a taxistas, para pessoas que não exercem a profissão, permitindo-lhes obter vantagens indevidas como descontos na compra de veículos e isenções fiscais.

As placas eram negociadas por valores entre R$ 5 mil e R$ 20 mil, e para sua emissão, o grupo criminoso forjava declarações de taxistas. Segundo o delegado Egiton Rocha, a investigação que levou à operação começou há cerca de dois meses, com um aumento notável nas vendas desde 2023. Funcionários públicos e trabalhadores do setor privado estavam entre os beneficiados pelo esquema, que utilizava intermediários para a venda das placas, visando a isenção do ICMS na aquisição de carros novos e redução no pagamento do IPVA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *