Delegação Maranhense termina entre as 7 melhores do Brasil no Campeonato Brasileiro de Atletismo sub-16

Foto Reprodução

Delegação maranhense de atletismo teve uma participação notável no Campeonato Brasileiro de Atletismo sub-16, terminado a competição entre as 7 melhores do Brasil, com cinco medalhas no total: dois ouros, duas pratas e um bronze. O evento aconteceu entre os dias 1 a 3 de novembro em João Pessoa, Paraíba e os atletas tiveram apoio do Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O secretário de esporte, Naldir Lopes, chamou atenção para os resultados que o atletismo tem tido no esporte educacional e o crescimento da modalidade no Maranhão. “Para gente é motivo de imenso orgulho o resultado que nossos atletas têm tido nas competições de atletismo e atualmente no Campeonato Brasileiro sub-16. É uma modalidade que tem tido grande desenvolvimento e destaque em nosso estado e desde o Jem’s, temos visto grandes talentos, que já são destaque tanto em competições nacionais, quanto internacionais”, disse.

Naldir ainda ressaltou o apoio que o Governo do Maranhão tem prestado à modalidade com os projetos incentivados via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e o Bolsa Atleta. Um dos projetos incentivados, que levou atletas para a com petição é o “A Felicidade com o Esporte” que atua com crianças e jovens do entorno do Complexo Esportivo Canhoteiro em São Luís

Além de encerrar a competição na 7ª colocação geral, os maranhenses ficaram em terceiro lugar na categoria masculina com os medalhistas: Brenno Frank do Nascimento com ouro nos 75m e bronze nos 250m; Samuel da Silva Martins com ouro no lançamento do disco, João Vitor dos Santos Viana com a prata no salto em altura e Guilherme Brides Brandão com prata nos 300m com barreiras.

O professor e treinador de atletismo, Marcio Miguens falou sobre os benefícios sociais que esporte proporciona quando fomentado nas comunidades. “Esporte é investimento, quando crianças e jovens estão envolvidos no meio esportivo, além dos aspectos físicos que proporcionam saúde e bem-estar, aprendem valores essenciais para sua formação, como trabalho em equipe, respeito, disciplina e tolerância à derrota, esses são os ingredientes essenciais para construir grandes atletas, afirmou o professor.

Maranhão conquista ouro nos Jogos da Juventude

Atleta Stefany Amorim

A Delegação do Maranhão que participa dos Jogos da Juventude em Ribeirão Preto tem se destacado em várias modalidades esportivas, entre elas a natação. A jovem Stefany Amorim, 15 anos, conquistou a medalha de ouro na prova de 100M peito.

Durante a competição, a jovem que também ficou em segundo lugar na prova 50M peito, levando a medalha de prata, destacou tudo que a fez chegar ao pódio dos Jogos da Juventude.

Eu tô me sentindo muito feliz, é muito gratificante levar essa medalha de ouro para o Maranhão e representar bem o meu estado. Foram muitos anos de treinamento, trabalho duro com meu técnico, muito esforço para chegar até aqui e principalmente ter confiança em tudo que fiz”, disse Stefani.

A adolescente faz parte de um grupo de 160 jovens que foram selecionados para a etapa nacional nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2023, que foi realizado entre julho e agosto deste ano, pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).

“O Governo do Maranhão tem fomentado o esporte educacional, afim de dar aos nossos jovens a oportunidade de vivenciar novas experiências, como participar dessa grande vitrine para o esporte que é os Jogos da Juventude. Disponibilizamos as passagens aéreas e uniformes de toda a delegação, além de ter uma equipe técnica, formada pela chefe de delegação, oficiais, comunicação e equipe de saúde para dar todo suporte necessário”, afirmou o secretário de Esporte, Naldir Lopes.

O treinador da delegação de natação, Mário Aguiar, falou sobre o trabalho realizado com os atletas da modalidade e a importância do apoio do Governo na competição.

É um trabalho feito a longo prazo e graças a Deus e o apoio do Governo do Maranhão, nós viemos com tranquilidade, com tempo necessário de preparação para chegar aqui e ter grandes resultados. Tenho certeza que mais conquistas virão para o nosso estado; com o atleta fazendo a parte dele e o governo nos apoiando, não tem erro, é sucesso”, disse o técnico.

Jogos da Juventude

Os Jogos da Juventude estão sendo disputados entre os dias 1º e 16 de setembro em Ribeirão Preto – São Paulo. Ao todo, mais de 4 mil atletas, oriundos das 27 unidades federativas do país, participam da disputa em 18 modalidades esportivas.

No Maranhão, 160 jovens de escolas públicas e privadas se classificaram para competir nas seguintes modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, taekwondo, wrestling, ginástica artística, judô, tênis de mesa, triatlo, voleibol, esgrima, tiro com arco, vôlei de praia, natação, águas abertas, handebol e basquete.