Greve suspende ônibus urbanos na capital

Foto Reprodução

Os ônibus do sistema de transporte público urbano de São Luís não circularam nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (13). A paralisação havia sido anunciada previamente pelo Sindicato dos Rodoviários do Maranhão (Sttrema) e ocorre devido ao atraso no pagamento dos salários dos trabalhadores por parte de algumas empresas do setor.

De acordo com o presidente do sindicato, Marcelo Brito, a decisão de suspender temporariamente as atividades foi tomada após a confirmação de que parte das empresas responsáveis pelas linhas urbanas não efetuou o pagamento dos funcionários dentro do prazo. A entidade acompanha a paralisação parcial desde o início da manhã e afirma que a categoria permanece em estado de alerta.

Enquanto o sistema urbano enfrenta interrupção, a maior parte da frota do sistema semiurbano segue operando normalmente nesta sexta-feira. Esses coletivos atendem principalmente moradores de municípios da Região Metropolitana, como São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, e deixaram as garagens nas primeiras horas do dia.

Apesar disso, os ônibus semiurbanos não estão entrando no Terminal da Cohab. No local, a entrada do terminal foi interditada e passageiros aguardam alternativas de transporte do lado de fora, o que gerou filas e dificuldades para quem depende do transporte público para chegar ao trabalho ou à escola.

Segundo o sindicato, ainda não houve confirmação sobre quando as empresas do sistema urbano irão regularizar os pagamentos, o que mantém indefinida a retomada total da circulação dos ônibus na capital maranhense.

A entidade informou que segue monitorando a situação e reforçou que permanece aberta ao diálogo com as empresas e com o Sindicato das Empresas de Transportes (SET), cobrando soluções imediatas para garantir o cumprimento de decisões judiciais e evitar que a crise no transporte coletivo se agrave ainda mais.

A nova paralisação ocorre em meio a uma série de problemas enfrentados pelo sistema de transporte público de São Luís desde o início do ano, incluindo ameaças de greve, redução de linhas e interrupções no serviço. Atualmente, cerca de 4,5 mil a 5 mil trabalhadores atuam no sistema de transporte coletivo da Grande São Luís.

Em fevereiro, após outra paralisação, foi firmado um acordo mediado pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA) para garantir a retomada da circulação dos ônibus. Entre os compromissos assumidos estava o pagamento integral dos salários atrasados dos rodoviários.

Paralelamente, o Ministério Público ingressou com uma ação civil pública contra a Prefeitura de São Luís, o SET, consórcios e empresas responsáveis pelo sistema. A medida solicita providências para regularizar o funcionamento do transporte coletivo na capital e evitar novas interrupções.

Entre as propostas discutidas está o aumento do subsídio pago às empresas por passageiro transportado, atualmente de R$ 1,35, podendo chegar a R$ 2,15 como forma de garantir maior equilíbrio financeiro ao sistema. Enquanto as negociações continuam, milhares de passageiros seguem enfrentando dificuldades para se deslocar pela cidade.

Pista danificada e cheia de lama prejudica chegada e saída de ônibus na Rodoviária de São Luís

Buracos na pista prejudicam chegada e saída de ônibus na Rodoviária de SL. (Foto: Juvêncio Martins/TV Mirante)

Buracos e muita lama têm tomado conta do local, prejudicando a chegada e a saída dos ônibus.

A área de embarque, desembarque e estacionamento da Rodoviária de São Luís apresenta problemas na pista que dificultam a circulação de ônibus e o acesso de passageiros.

Buracos na pista prejudicam chegada e saída de ônibus na Rodoviária de SL. (Foto: Juvêncio Martins/TV Mirante)

Segundo relatos, os ônibus chegam ao terminal enfrentando sacolejos devido às irregularidades no asfalto. A situação também gera dificuldade nas manobras dentro da área de circulação.

Lama por conta de obras ao lado da Rodoviária

Outro fator que agrava o problema é uma obra realizada ao lado do terminal. Com as chuvas, o barro escorre para a pista, aumentando a quantidade de lama e tornando o tráfego ainda mais complicado para motoristas e passageiros.

As condições da Rodoviária de São Luís têm gerado reclamações de quem utiliza o terminal, principalmente pela dificuldade de circulação e pelo impacto no embarque e desembarque.

Imirante

Greve de ônibus: prazo termina hoje e paralisação pode começar sexta (13)

Foto Reprodução

O sistema de transporte público da Grande São Luís está sob ameaça iminente de paralisação. O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Maranhão (STTREMA) confirmou que a greve geral da categoria poderá ser deflagrada nas primeiras horas desta sexta-feira, 13 de março de 2026.

A decisão, ratificada pelo presidente do sindicato, Marcelo Brito, ocorre em resposta ao descumprimento do pagamento do reajuste salarial determinado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

O Impasse dos Pagamentos

Embora o tribunal tenha estabelecido os novos valores, diversas empresas do setor rodoviário ainda não efetuaram o depósito nas contas dos colaboradores.

  • O Prazo: O período legal de 72 horas para a regularização encerra-se no decorrer desta quinta-feira (12).

  • A Condição: O sindicato afirma que só haverá recuo caso os comprovantes de depósito sejam apresentados antes do fim do dia.

  • A Posição das Empresas: Até o momento, as concessionárias de transporte não emitiram nota oficial sobre a viabilidade de quitar os débitos dentro do prazo limite.

“A medida visa garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados. A greve será deflagrada imediatamente após o vencimento do prazo, caso não haja a regularização”, afirmou Marcelo Brito.

Tribunal do Júri de São Luís julga 41 réus em março

Foto Reprodução

No mês de março o Tribunal do Júri de São Luís vai julgar 41 acusados de homicídio e tentativa de homicídio, incluindo casos de feminicídio. As sessões de julgamento nas três varas do júri ocorrem nos salões localizados no primeiro andar do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau) e começam sempre às 8h30.

O 1º Tribunal do Júri julga em março os acusados Raury Clloper Dia (dia 03), Claudiano Pinheiro, Jonas Moisés dos Santos Pereira, William de Andrade Silva Júnior (05), Dayvisson dos Santos Fontenelle (10), Emerson da Silva Rodrigues (12), Vilson Alves Fonseca (17), Juarez Silva Ferreira, Leandro Nascimento da Silva, Luís Henrique Silva Santos, João Marcos da Silva e Silva, Paulo Fernando Mendes Pinheiro e Edimilson Sousa Toral (19), José Oliveira Mendes (24), Antônio Costa dos Santos (26). As sessões serão presididas pelo juiz titular da unidade, Gilberto de Moura Lima.

Já no 2º Tribunal do Júri serão julgados Marcos Willian dos Santos e Igor da Siva Bandeira Santiago (03), Natanael Vidigal Mesquita e Ramon Silva Bayma (05), José Expedito de Sousa da Silva, Hudson Sousa, Marcelino Cândido de Sousa e José de Ribamar Figueredo Cutrim (10), Edivaldo Castro dos Santos (12), Uarllin Raiddan Araújo Rodrigues (17), José Alexandre Abreu Santos (19), Francisco de Assis de Sousa (20), Gilderson Vinícius Correa (24) e Eliezer da Cunha Reis (26). O titular da unidade judiciária é o juiz Clésio Coelho Cunha.

Sentarão no banco dos réus, no 3º Tribunal do Júri, no mês de março, os acusados Israel Duarte Silva, Ivanilson Mendonça Duarte e Ítalo Nikson de Sousa (10), Weslley Martins Pales e Bruno de Sousa Moroe (12), Civaldo Ferreira de Sousa (17), Edilson Henrique Costa Pinheiro (19), José Vieira da Silva (24), Josias Pãozinho Ewerton (25), Celiuma Moraes Bruzarca (26), Alberto Jackson Araújo de Sousa e Jean Paulo Andrade Medeiros (31). Responde pela 3ª Vara do Júri a juíza Leoneide Delfina Barros Amorim.

PM é condenado por assassinato em briga de trânsito na saída de show em São Luís

Foto Reprodução

O 1º Tribunal do Júri de São Luís condenou, a 11 anos, 10 meses e 15 dias de reclusão, o policial militar Paulo Maiks Mendes Facuri, pela morte de Enildo Penha Mota, ocorrida no dia 05 de fevereiro de 2023, por volta das 2h, na saída de um show musical, próximo a um shopping center, no bairro Maranhão Novo. O réu foi condenado pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil.

A sessão de julgamento, nessa quinta-feira (26/2), no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), foi presidida pelo juiz Gilberto de Moura Lima, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís. Atuou na acusação o promotor de justiça Raimundo Benedito Barros Pinto e na defesa, o advogado Erivelton Lago e as advogadas Hélen Oliveira e Samira Sima. O magistrado determinou o cumprimento imediato da pena e o acusado foi levado para o presídio, onde já estava preso desde a época do crime.

Segundo o Ministério Público, no dia do crime, Enildo Penha Mota estava com a esposa em seu veículo, saindo de um show no espaço que fica em frente a um shopping center, no bairro Maranhão Novo, quando Paulo Maiks Mendes Facuri passou em seu veículo e bateu no retrovisor do carro vítima. Em seguida, a vítima foi tomar satisfações com o denunciado para que, conforme consta nos autos, pagasse o seu prejuízo. Ainda, de acordo com a denúncia, o réu agrediu a vítima com socos e chutes, golpeando-a na cabeça. Enildo Penha Mota caiu no chão desmaiado por um momento. Em ato contínuo o rapaz levantou-se e, portando um cone de sinalização de trânsito, foi até o denunciado que de dentro do veículo desferiu um disparo de arma de fogo contra a vítima que morreu no local.

Durante a sessão de júri, nesta quinta-feira (26), foram ouvidas as esposas da vítima e do acusado e mais três testemunhas, além de interrogado o réu. No depoimento, o denunciado disse que efetuou o disparo de arma de fogo para conter a vítima e também porque populares cercaram seu carro.

Na sentença, o juiz Gilberto de Moura Lima destacou o efeito da condenação que, “diante da extrema gravidade da conduta praticada e em observância ao disposto no artigo 92, inciso I, alínea ‘b’, do Código Penal”, resultou na perda do cargo público de policial militar ocupado pelo acusado Paulo Maiks Facuri.

Depósito de drogas no centro de São Luís é fechado pela polícia

Foto Reprodução

A Polícia Civil do Maranhão desarticulou, na tarde da última quarta-feira (25), um depósito utilizado para o armazenamento de entorpecentes na região central de São Luís. A ação foi realizada pela Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC) e resultou na prisão em flagrante de um homem pelo crime de tráfico de drogas.

O trabalho policial teve início a partir de denúncias que indicavam que o imóvel estaria sendo utilizado para a prática criminosa. Com base nas informações recebidas, os policiais civis se deslocaram até o local para averiguação, ocasião em que confirmaram a veracidade dos fatos e efetuaram a prisão do suspeito.

Durante as diligências, foram apreendidas aproximadamente 200 porções de cogumelos alucinógenos, cerca de 600 comprimidos de ecstasy, aproximadamente 200 porções de crack, além de maconha, haxixe e balanças de precisão.

Após os procedimentos legais, o preso foi encaminhado à Central de Custódia, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

A Polícia Civil reforça a importância da participação da sociedade no combate ao tráfico de drogas.

Ajude a SENARC a combater o tráfico de drogas. Denuncie.

📱 WhatsApp Denúncia: (98) 99163-4899 — sigilo absoluto.

Polícia Civil prende suspeito de incendiar ônibus em São Luís

Foto Reprodução

A Polícia Civil do Maranhão prendeu, na manhã desta quinta-feira (26), um homem investigado por envolvimento no crime de incêndio de um ônibus em São Luís. A ação resultou do cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, executados pelo Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO/SEIC).

De acordo com as investigações, o crime ocorreu na manhã do dia 14 de agosto de 2025, quando, sob o argumento de reivindicar melhorias, moradores das comunidades Porto Grande e Taim, localizadas na zona rural da capital, tomaram um ônibus coletivo que fazia a linha Porto Grande. Após o desembarque dos passageiros e do motorista, o veículo foi incendiado e completamente destruído.

Com o deferimento das ordens judiciais pela 1ª Central das Garantias da Comarca da Ilha de São Luís, equipes do DCCO cumpriram mandados de busca domiciliar e efetuaram a prisão de um dos envolvidos no crime.

Após a adoção dos procedimentos legais, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

As investigações seguem em andamento com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os demais participantes da ação criminosa.

Torcida do Moto Club invade campo e agride jogadores após eliminação no Maranhense

Foto Reprodução

Integrantes de uma torcida organizada do Moto Club invadiram o gramado do Estádio Nhozinho Santos, em São Luís, e agrediram jogadores durante a partida contra o IAPE, realizada na noite desta quarta-feira (11), pelas semifinais do Campeonato Maranhense. A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) teve que ser acionada para conter o conflito, iniciado pela revolta dos torcedores com a derrota rubro-negra por 2 a 0 para o Canário da Ilha e a eliminação no Estadual.

Jogadores agredidos em eliminação do Moto Club

Aos 38 minutos do segundo tempo, os integrantes da torcida organizada do Moto Club pularam os alambrados de vidro que dividem a arquibancada do campo e partiram em direção aos atletas. O atacante Andrezinho foi cercado por três torcedores, que o agrediram. Assim que a invasão aconteceu, os jogadores reservas e a comissão técnica do Moto também entraram em campo para defender os companheiros.

Diante desse cenário lamentável, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) foi acionada, dispersando os invasores com uso de sprays de pimenta e balas de borracha. O zagueiro Denílson precisou de atendimento médico por causa do uso do spray.

Depois de alguns minutos, a situação foi controlada no Estádio Nhozinho Santos.

Partida encerrada por falta de segurança

Depois disso, o árbitro Paulo José Sousa Mourão chamou os capitães Jair, do Moto Club, e Eloir, do IAPE, para comunicar o encerramento da partida, alegando falta de segurança. Com a vitória por 2 a 0, o Canário da Ilha avançou à final do Campeonato Maranhense e decretou a eliminação do Papão do Norte, que já havia perdido o jogo de ida por 2 a 1.

Imirante

Empresária de Pinheiro morre após procedimento estético em São Luís

Foto Reprodução

A empresária Ariene Rodrigues, natural de Pinheiro e figura bastante conhecida no município, faleceu na noite desta terça-feira (20), em São Luís. Ela havia passado por um procedimento de lipoaspiração realizado em uma clínica particular da capital maranhense.

De acordo com informações preliminares, Ariene viajou para São Luís sem comunicar familiares sobre a cirurgia, pois pretendia contar após a conclusão do procedimento, como forma de surpresa.

As circunstâncias da morte ainda não foram esclarecidas. Até o momento, não há informações oficiais sobre o que teria ocorrido durante ou após o procedimento médico.

Justiça solta trabalhador preso no lugar do irmão condenado por roubo em São Luís

Foto Ilustração

O juiz Francisco Ferreira de Lima, da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís (1ª VEP) determinou, nesta terça-feira, 13, a soltura urgente do trabalhador de serviços gerais Francinaldo Protásio Souza, funcionário de uma loja de veículos, que estava detido no Centro de Triagem, preso no lugar do irmão condenado por roubo, que cumpre pena em Pedrinhas.

A decisão foi tomada durante audiência com os irmãos –  culpado e inocente -, realizada no Fórum “Desembargador Sarney Costa”, no Calhau, em São Luís, na presença de representante do Ministério Público e da defesa dos dois.

Por ordem do juiz da execução, os órgãos de segurança pública do Estado deverão corrigir e regularizar os erros na identificação ocorridos nos sistemas penais e nos antecedentes criminais registrados erroneamente.  Já a secretaria judicial da 1ª VEP excluirá o nome do inocente dos sistemas de controle da execução penal utilizados pela Justiça estadual.

PRESO NO LUGAR DO IRMÃO

Francinaldo Protásio Souza, estava preso no Centro de Triagem da capital desde 5 de janeiro de 2026. No momento da prisão, às 21h42min, em razão do cumprimento de mandado judicial, a sua identificação coincidiu com os registros dos sistemas penais como condenado por roubo.

Seu irmão, Luiz Baldez, havia sido condenado em 19 de novembro de 2014, por um crime de roubo praticado em 22 de junho do mesmo ano, estava foragido da justiça pela prática de outros crimes e foi preso em flagrante. No ato da prisão em flagrante, o acusado forneceu à Polícia o nome e a identificação completa do irmão inocente que acabou sendo preso injustamente.

A identificação da pessoa presa injustamente não chegou a ser conferida pelos órgãos de segurança envolvidos e, na sequência, o Ministério Público denunciou o crime à Justiça, sendo instruído, julgado e a pena executada.

O erro foi descoberto após uma semana, quando o empresário, patrão do irmão inocente, compareceu à 1ª VEP e relatou a sua estranheza diante da prisão do funcionário, testemunhando que ele era trabalhador e confiável, e trabalha na sua loja há 19 anos, com Carteira de Trabalho assinada.

AUDIÊNCIA COM IRMÃOS

Na audiência ocorrida nesta terça-feira, a 1ª VEP, o juiz ouviu os irmãos, que explicaram a situação e confirmaram o erro. Diante da constatação evidenciado pela análise dos documentos do processo e pelas informações dos sistemas oficiais e nos depoimentos na audiência, o juiz determinou a soltura do homem preso.

Segundo o juiz, a soltura é uma medida justa e legal, a fim de evitar que pessoa diversa daquela efetivamente condenada permaneça submetida à restrição de liberdade, sofrendo penalidade de forma manifestamente injusta e em afronta aos princípios constitucionais do devido processo legal, da dignidade da pessoa humana e da individualização da pena.

“Diante da clara e incontestável irregularidade verificada no presente caso, evidenciada pela análise minuciosa dos autos, pelos elementos constantes dos sistemas oficiais e na presente audiência, revela-se imprescindível a imediata soltura do apenado”, declarou o juiz na decisão.

AUDIÊNCIA COM IRMÃOS

Durante a audiência, o promotor de Justiça, requereu a imediata revogação da prisão do inocente, a soma das penas do culpado e a análise de eventual conveniência de Francinaldo ao uso de seu nome pelo seu irmão Luiz Pedro.

A advogada de Francinaldo, Ellem Teixeira de Sousa pediu a revogação da prisão, a correção dos dados nos sistemas penais e a retirada do seu nome e todo e qualquer cadastro indevido.

Já o defensor público de Luiz Pedro, o defensor público Bruno Dixon Maciel, pediu que o nome de Francinaldo seja substituído pelo do irmão condenado e a soltura do irmão inocente.