PC prende suspeito de roubo e cárcere privado em Imperatriz

Foto Reprodução

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), cumpriu na manhã desta sexta-feira (28), um mandado de prisão temporária, em desfavor de um homem, investigado pelo crime de roubo majorado e extorsão ocorrido em Imperatriz.

De acordo com a Delegacia de Roubos e Furtos de Imperatriz (DRFI), o homem está sendo investigado pela Polícia Civil por ter participado de um roubo, em dezembro de 2023.Durante o assalto, a vítima foi rendida por três indivíduos encapuzados e armados, os quais subtraíram o seu veículo e, a mantiveram em cativeiro por cerca de três horas, sendo libertada logo depois na Estrada do Arroz.

A Polícia Civil com sério trabalho de inteligência, rapidamente conseguiu localizar e prender um dos suspeito na cidade de Coroatá, com apoio operacional da Delegacia de Polícia da cidade.  Após as formalidades legais na delegacia, o preso foi conduzido para o Sistema Prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Justiça proíbe líderes religiosos de perturbar cultos de matriz africana no MA

Foto Reprodução

A Justiça determinou, por meio da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, que os líderes da Igreja Pentecostal Jeová Nissi e da Igreja Ministério de Gideões, Flávia Maria Ferreira dos Santos, Charles Douglas Santos Lima e Marco Antônio Ferreira, devem se abster de promover manifestações que ameacem ou perturbem a prática de religiões de matriz africana no Maranhão.

A decisão do juiz Douglas de Melo Martins também inclui que os três líderes religiosos deverão realizar uma marcha de retratação com as mesmas características da manifestação original, reproduzindo material preparado pela Casa Fanti Ashanti que promova o respeito e a liberdade religiosa.

Em 24 de abril de 2022, um grupo de manifestantes, liderado pelos réus, organizou um protesto em frente à Casa Fanti Ashanti, um terreiro de matriz africana com 64 anos de história. Durante o ato, os manifestantes usaram um carro de som, faixas e distribuíram panfletos com palavras de ordem contra a religião praticada na Casa Fanti Ashanti. A comunidade estava se preparando para uma festividade tradicional dedicada ao orixá Ogum, quando foi surpreendida pelos protestos.

De acordo com Ação Civil Pública ajuizada pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão, os manifestantes gritavam palavras como “vamos expulsar os demônios” e “a palavra de Deus não pode parar”, em clara referência às práticas religiosas da Casa. Alguns chegaram a subir na calçada do terreiro para distribuir panfletos com mensagens como “Jesus te ama”.

Diante disso, a Justiça concedeu uma tutela de urgência, ordenando que os réus se abstenham de perturbar os cultos da Casa Fanti Ashanti e de realizar quaisquer manifestações que possam ameaçar ou ofender os integrantes da comunidade e de outras religiões de matriz africana. A Justiça ainda impôs multa de R$5.000 por qualquer nova tentativa de perturbação e condenou os réus ao pagamento de R$20.000 por danos morais coletivos.

CONFIRA A DECISÃO NA ÍNTEGRA.

Dois homens são presos em flagrante por tentativa de feminicídio em Grajaú

Foto Reprodução

Na manhã desta quinta-feira(27), em uma ação realizada na cidade de Grajaú, a Polícia Civil do Maranhão conseguiu prender em flagrante dois homens suspeitos pelos crimes de tentativa de feminicídio e porte ilegal de arma de fogo. As prisões foram executadas por policiais civis da Delegacia de Polícia de Grajaú, com apoio da Guarda Municipal.

As ações ocorrem em resposta ao crime de tentativa de feminicídio ocorrido na última quarta-feira(26), no balneário “Canecão”, quando os dois investigados, em comum desígnio, efetuaram quatro disparos em direção a nuca da vítima, simplesmente pela condição de mulher.

Segundo a delegacia de Grajaú, os presos são investigados também por associação criminosa, apologia ao crime, além de tráfico. Após serem submetidos aos processos legais na delegacia, os investigados foram levados para uma unidade prisional da região.

MPMA recomenda medidas contra poluição sonora em Amarante

MPMA

Para evitar perturbação do sossego dos moradores de Amarante do Maranhão, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) emitiu na última quarta-feira, 26, Recomendação para a  proibição de escapamentos adulterados ou defeituosos em motocicletas no município. Os equipamentos são conhecidos como “descargas livres”.

Formulado pelo promotor de justiça Tiago Quintanilha Nogueira, que responde temporariamente pela comarca, o documento foi encaminhado às Polícias Militar e Civil, Prefeitura, além de proprietários das motocicletas e oficinas de veículos.

A Recomendação foi motivada por queixas sobre poluição sonora causada por condutores de motocicletas. A situação piora durante eventos esportivos, como enduros e rallies. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que é infração “conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante”.

De acordo com o CTB, a adulteração proposital no equipamento caracteriza infração gravíssima, resultando em penalidades como multa e retenção do veículo até solução da irregularidade. Em caso de reincidência, no período de 12 meses, a infração implica em multa equivalente a cinco vezes o valor anterior e recolhimento do veículo.

SOLICITAÇÕES

“É necessária a atuação conjunta dos órgãos fiscalizadores tanto em nível estadual, quanto municipal, para coibir as práticas reiteradas de poluição sonora e perturbação de sossego no município de Amarante do Maranhão”, enfatiza o promotor de justiça, na Recomendação.

O MPMA pede que a Polícia Militar intensifique o combate à perturbação do sossego pelo uso da “descarga livre”, encaminhe condutores à delegacia para lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e apreenda o veículo ou descarga danificada até posterior determinação judicial.

A Polícia Civil deve receber as ocorrências e os bens apreendidos, analisando a prática de infração penal, com apreensão do veículo ou descarga danificada.

A Prefeitura de Amarante deve intensificar as fiscalizações para coibir a circulação de veículos com descargas adulteradas, autuar os condutores e apreender os veículos para regularização. Se houver perturbação do sossego devido aos ruídos do escapamento, a administração municipal está obrigada a comunicar o MPMA encaminhar cópia dos autos para eventual responsabilização criminal do condutor.

Em caso de falta de estrutura ou insuficiência de pessoal, o órgão municipal de trânsito deve firmar convênio com o Batalhão de Polícia Militar de Amarante, para garantir efetiva fiscalização.

Os proprietários de oficinas de motos estão obrigados a realizar adequações em descargas que possam resultar em poluição sonora. Os donos de motocicletas têm que realizar manutenção dos escapamentos e motores, impedindo emissão de ruídos em níveis intoleráveis, sob pena de responsabilização pela prática de poluição sonora e/ou perturbação de sossego, além da apreensão do veículo.

Os destinatários da Recomendação devem encaminhar, em 10 dias, ao MPMA os documentos que comprovem o atendimento das solicitações.

Em caso de descumprimento, serão tomadas medidas judiciais cabíveis para responsabilização.

 

Dois adolescentes são executados e um baleado no Parque Pindorama em São Luís

Jovens mortos a tiros em São Luís

O duplo homicídio foi registrado na noite desta quinta-feira (27), no Parque Pindorama, em São Luís. Três adolescentes foram baleados quando conversavam na porta de casa, sendo que dois deles morreram no local.

De acordo com informações de testemunhas, dois homens chegaram em uma moto de laca desconhecida e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra as vítimas. Dois não resistiram e foram a óbito. Um terceiro adolescente foi encaminhado em estado grave para ao hospital atingido com um tiro na costa.

A Policia Militar foi acionada. Até o momento os autores do crime não foram presos.

Comando Vermelho ameaça matar ‘caguetas’ com cartazes espalhados em Coroatá

PMMA recolhendo os cartazes em Coroatá

A Polícia Militar conduziu uma operação para recolher cartas intimidatórias que foram afixadas em postes e muros nos bairros Novo Areal, Maçaranduba e Mocó. Essas mensagens, supostamente assinadas por membros do Comando Vermelho (CV), ameaçam de morte aqueles que fornecem informações sobre a facção à polícia, bem como indivíduos envolvidos em roubos nos bairros da cidade.

A presença dessas cartas espalhadas pela cidade causou preocupação e medo entre os moradores que se sentem inseguros com as intimidações.

Comunicado do CV

Em resposta à situação, o Comando do 24º Batalhão da Polícia Militar de Coroatá tranquilizou a população, enfatizando que não há motivo para pânico. Em comunicado, a Polícia Militar reforçou a importância de continuar denunciando atividades suspeitas e criminosas, garantindo que todas as denúncias sejam tratadas de forma anônima e com total sigilo.

Pesquisa da Booking aponta Santo Amaro entre os destinos mais procurados do Brasil

A cidade maranhense de Santo Amaro está entre os destinos nacionais mais procurados pelos brasileiros, de acordo com uma pesquisa da plataforma Booking.com divulgada neste mês. O levantamento, baseado na busca por acomodações, mostrou que o local despontou como desejo de férias das famílias com crianças, entre os meses de junho e agosto deste ano.

Na pesquisa, Santo Amaro aparece juntamente com outros destinos que são tendências para o período, como: Balneário Camboriú (SC), Arraial d’Ajuda (BH), Ilhabela (SP) e Ubatuba (SP).

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, afirmou que o destaque é fruto de investimentos realizados pela gestão estadual na promoção dos destinos turísticos maranhenses nas feiras nacionais e internacionais de turismo.

Nos últimos anos, os investimentos que o Governo do Maranhão tem realizado no turismo vêm fortalecendo os destinos turísticos locais e tornando o estado cada vez mais competitivo dentro do cenário nacional. A promoção dos nossos destinos em feiras do setor possibilita a troca de experiências com todos os profissionais que movimentam o turismo do Brasil e da América Latina, através de negócios e empresas. Portanto, a pesquisa é reflexo do trabalho de divulgação dos destinos e mostra o potencial dos nossos produtos turísticos”, destacou Socorro Araújo.

O superintendente de Turismo do Polo Lençóis e Delta, Júnior Mota, comemorou o resultado da pesquisa e destacou as belezas naturais de Santo Amaro.

“A região dos Lençóis e Delta é uma área de grandes potencialidades e cenários sem igual. Ficamos muito felizes com a presença de Santo Amaro na lista dos destinos mais procurados pelas famílias, pois o município é privilegiado pelas belezas naturais da região bem próximas à cidade, o que é um diferencial. Além das dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses, o turista consegue explorar ao máximo uma variedades de roteiros que existe, de praias à contemplação de aves”, explicou o superintendente.

Sobre a pesquisa

A empresa verificou os principais destinos tendência para o período, ou seja, aqueles que tiveram os maiores aumentos em buscas de acomodação pelas famílias brasileiras (com ao menos uma criança) em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram coletados pela plataforma entre 22 e 29 de abril de 2024.

Confira a pesquisa completa no link: “Férias escolares: Booking.com divulga destinos em alta para viagens em família no meio do ano”.

Empreiteiro é preso por ameaças e PM é autuado por porte ilegal de arma na Semed de Paço do Lumiar

Foto Reprodução

Na última quarta-feira, a Polícia Civil do Maranhão autuou em flagrante um homem acusado de promover ameaças nas dependências da Secretaria de Educação do município de Paço do Lumiar. O autuado, responsável pela reforma de escolas na região, foi ao local acompanhado por outros dois homens, incluindo um policial militar armado.

De acordo com a polícia, o empresário será responsabilizado por suas ações através de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por se tratar de um delito de menor potencial ofensivo.

No entanto, a situação do policial militar que o acompanhava é mais grave. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A pistola 9mm que o policial portava, registrada como pertencente a um CAC (Colecionador, Atirador e Caçador), estava em nome de outra pessoa. O militar não conseguiu comprovar a transferência legal da arma para o seu nome.

PC do Maranhão e Mato Grosso prendem suspeito de tentativa de homicídio em Arari

Foto Reprodução

Um trabalho integrado entre as Polícias Civil dos estados do Maranhão e Mato Grosso resultou, na última quarta-feira(26), na cidade mato-grossense de Alta Floresta, no cumprimento de um mandado de prisão preventiva contra um homem investigado por cometer um crime de tentativa de homicídio qualificado ocorrido no município de Arari, interior do Maranhão.

O crime ocorreu no dia 1º de maio deste ano, em evento festivo na cidade de Arari. Segundo a investigação, na ocasião, após o investigado insistir em dançar com uma mulher, iniciou-se uma discussão entre o autor e outro homem, que acompanhava a mulher no evento.

Após a discussão, ainda no evento, de posse de uma arma branca tipo punhal, o criminoso desferiu dois golpes perfurantes contra o peito da vítima, que teve um dos pulmões perfurados. A vítima foi imediatamente encaminhada para o hospital, onde sobreviveu após procedimento cirúrgico.

Dias após o crime, o investigado fugiu para o estado do Mato Grosso, onde foi localizado e capturado pelas forças de segurança pública.

A prisão é fruto de um trabalho conjunto entre o Centro de Inteligência da PC-MA, Delegacia de Polícia da cidade de Arari, da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e da Delegacia de Polícia da cidade de Alta Floresta.

Carlos Lula sofre acidente de carro na estrada entre Presidente Dutra e Colinas

Deputado Carlos Lula

Deputado Carlos Lula

Nesta quinta-feira, dia 27, o deputado Carlos Lula (PSB) passou por um susto enquanto se dirigia para compromissos políticos nas cidades de Presidente Dutra e Colinas.

Acompanhado por seus assessores, o parlamentar foi envolvido em um acidente na estrada, quando o veículo em que estavam foi atingido por um caminhão. O incidente ocorreu devido a uma árvore que havia caído na pista e que não foi percebida pelo motorista do caminhão.

Felizmente, apesar do impacto, não houve feridos entre o deputado e sua equipe. Após o ocorrido, eles retornaram a São Luís, e por precaução, decidiram cancelar a agenda de viagens ao interior do estado.